Na manhã desta quarta-feira (18), foi apresentado o balanço de autuações registradas por meio das imagens de videomonitoramento em Goiânia. O Parque Vaca Brava, localizado no Setor Bueno em Goiânia, por enquanto é o único local que conta com câmeras para fins de fiscalização, com dez equipamentos instalados.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana nos próximos 15 dias as câmeras que estão sendo instaladas na Praça Universitária passarão à funcionar, após um período educativo. Além disso, até o fim do ano, o aeroporto e a região da 44 devem ter câmeras instaladas. Segundo dados apresentados, as multas registradas por dia caíram de 120 para 17, apresentando uma queda de 87% nos últimos 12 meses.
Para o secretário, “houve uma mudança no comportamento do motorista. Anteriormente à esse processo de fiscalização, o que mais se registrava era o uso do celular. O que é uma infração gravíssima (7 pontos) e que leva à um grande risco de acidentes. Hoje, o uso do celular está em oitavo lugar”, explica. Foram 108 autuações por manuseio do celular nos últimos 12 meses.
O estacionamento em cima das calçadas aparece em primeiro nas infrações, com 2.043 autuações. Em seguida, aparece o estacionamento e parada em local/horário proibidos por sinalização, com 1.408 infrações. E em terceiro, a execução da conversão à esquerda em local proibido, somando 1.232 autuações.
Confira o balanço completo: