Mundial de Clubes 2025: Potes de sorteio e cabeças de chave revelados

A Fifa divulgou os potes de sorteio do Mundial de Clubes 2025, que terá os grupos conhecidos nesta quinta-feira (5/12), às 15h, horário de Brasília, em Miami, nos Estados Unidos. Dos oito clubes que serão cabeças de chave, três são do futebol brasileiro: Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Além desses, o sorteio contará com clubes renomados como Real Madrid, City, Bayern, PSG e River Plate.

Nesta segunda-feira (2/12), a Fifa divulgou os potes do torneio. Flamengo, Palmeiras e Fluminense estão no pote 1, junto com outras equipes de peso. O Botafogo, atual campeão da Libertadores, figura no pote 3. Serão no total 4 potes, cada um com 8 equipes, distribuídas de acordo com critérios estabelecidos pela organização.

No POTE 1, estão equipes como Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, PSG, Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense. Enquanto no POTE 2 estão clubes como Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Salzburg. Já no POTE 3, encontramos equipes como Al-Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, León, Boca Juniors e Botafogo. E por fim, no POTE 4, estão Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance de Tunis, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City e Inter Miami.

O Super Mundial de Clubes será disputado do dia 15 de junho de 2025, terminando no dia 13 de julho. Ao todo, serão 12 estádios em 11 cidades sede, incluindo Miami (Hard Rock Stadium), Seattle (Lumen Field), Los Angeles (Rose Bowl Stadium), Orlando (Camping World Stadium e Inter&Co Stadium), Atlanta (Mercedes Benz Stadium), entre outras. As partidas prometem atrair a atenção de fãs de futebol de todo o mundo.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as últimas notícias direto no seu celular? Então, não deixe de entrar para o canal de esportes do DE no Telegram e também nos seguir no perfil de esportes do DE no Instagram. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Mundial de Clubes 2025 e outras competições esportivas de destaque.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PL orienta bancada a votar contra mudanças no Fundo Constitucional do DF: Lula defende alterações, Ibaneis pede apoio.

O Partido Liberal (PL) enviou, nesta quarta-feira (4/12), orientação a sua bancada de parlamentares solicitando que votem contra as mudanças no cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). O indicativo é ordem do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ). Por outro lado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu as alterações no FCDF.

“O governador de Brasília ficou irritado porque na coisa nova que a gente quer fazer do dinheiro, a gente tirou o IPCA. Porque não era possível ele receber mais do que os outros estados. Aliás, já é o estado que recebe mais se comparado a qualquer outro. Então, aos poucos, a gente vai tentando fazer este país voltar à normalidade”, afirmou Lula nesta quarta-feira (4/12).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pediu a compreensão dos brasileiros em relação ao Fundo Constitucional do DF. O chefe do Executivo local defendeu que o recurso não é um favorecimento à capital federal e, sim, uma necessidade.

“Tem que ter a compreensão de todos os brasileiros que prejudicar Brasília é prejudicar o país”, declarou ao sair de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), nesta quarta-feira (4/12). Ele estava acompanhado da vice-governadora Celina Leão (PP) e de parlamentares da bancada do DF.

Ibaneis e diversos deputados e senadores do DF buscam apoio de outras bancadas para reverter a proposta do Governo Federal em mudar o cálculo do reajuste anual do FCDF. Mais cedo, a bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados apresentou um projeto de lei que impede a mudança na base de cálculo do FCDF. O Projeto de Lei apresentado por seis deputados federais da capital do país suprime o artigo 7 do Projeto de Lei nº 4.614, trecho que trata do fundo no pacote fiscal do governo federal.

Assinam a proposta os deputados federais Fred Linhares (Republicanos), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos), Gilvan Máximo (Republicanos), Alberto Fraga (PL), Bia Kicis (PL) e Rafael Prudente (MDB). Líderes do União Brasil, MDB e PP se posicionaram contra a proposta de mudança do Fundo Constitucional do DF. Atualmente, o valor do FCDF é definido a partir da variação da receita corrente líquida. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propõe que o reajuste seja calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A estimativa do GDF é a perda de R$ 12 bilhões nos próximos anos, caso a mudança seja aprovada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp