Mural de Eduardo Kobra em homenagem aos barrageiros de Itaipu no Mercado Barrageiro de Foz do Iguaçu: um novo ponto turístico a ser descoberto

Mural do artista Kobra na fachada do Mercado Público de Foz do Iguaçu é inaugurado

Obra do artista reconhecido internacionalmente é em homenagem aos barrageiros que construíram Itaipu, maior usina em geração de energia acumulada no mundo.

Mural de Eduardo Kobra é novo ponto turístico de Foz do Iguaçu
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13126764.jpg]

Foi inaugurado na fachada do Mercado Público Barrageiro de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, um mural do artista Eduardo Kobra. Os desenhos são em homenagem aos barrageiros que construíram Itaipu, maior usina em geração de energia acumulada no mundo. Assista ao vídeo acima.

A arte pintada na fachada tem dois lados. Em um deles, estão estampados em traços coloridos, marca registrada do artista, três barrageiros de perfil. No outro lado, dois barregeiros trabalham e ao fundo é possível ver a estrutura de Itaipu Binacional.

A obra possui três metros de altura e é divida em duas partes. Uma possui 20 metros de comprimento, enquanto o outro lado tem 27 metros de extensão. O artista possui obras em 36 países, só nos Estados Unidos, o artista tem mais de 50. Suas obras são reconhecidas por sua técnica particular de grafite, geralmente em grandes dimensões e em fachadas de prédios.

O Mercado Público Barrageiro estará de portas abertas a partir de terça-feira (26), e a expectativa é que o novo ponto turístico atraia moradores e turistas, movimentando o setor turístico da cidade, conhecida por suas Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional. Localizado na Avenida Araucária, 140, o espaço conta com 55 boxes de gastronomia e artesanato da tríplice fronteira e funcionará diariamente das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Na abertura ao público, o público poderá conhecer de perto o mural de Kobra, que segundo o artista, tem como objetivo trazer à memória dos mais de 40 mil trabalhadores que contribuíram para a construção da usina. Kobra ressalta a importância de reconhecer o esforço, dedicação e resiliência desses trabalhadores, para quem o mural é uma forma de prestar homenagem.

Não perca a oportunidade de visitar o Mercado Público Barrageiro e conhecer o novo mural do artista Kobra, uma verdadeira obra de arte em homenagem aos construtores de Itaipu. Aproveite para desfrutar da gastronomia local e do artesanato da região, em um ambiente que promete se tornar um ponto de referência turística em Foz do Iguaçu.Prepare sua visita e desfrute dessa experiência única.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia traça perfil de manipuladora suspeita de envenenar bolo com arsênio no RS

Manipuladora, fria, dissimulada: polícia traça perfil de suspeita de envenenar bolo com arsênio no RS

A investigação revela “fortes indícios” de “prática de homicídios e tentativas de homicídios em série”. Na sexta-feira, as autoridades confirmaram que uma quarta pessoa ingeriu arsênio antes de morrer. Deise Moura dos Anjos está temporariamente presa.

A Polícia Civil do RS descobre mais um caso de envenenamento na família que comeu um bolo de natal envenenado

A Polícia Civil descreve a suspeita de colocar arsênio na farinha de um bolo de frutas cristalizadas e provocar as mortes de três mulheres em Torres, no Litoral Norte do RS, como uma pessoa “extremamente manipuladora”, de “postura fria” e “dissimulada”. Deise Moura dos Anjos está detida temporariamente.

“Ela é uma pessoa extremamente manipuladora. Ela é uma pessoa extremamente calma, extremamente firme nas suas afirmações, extremamente convincente”, diz a delegada regional do Litoral Norte, Sabrina Deffente.

A investigação afirma que vê “fortes indícios” de que Deise “tenha praticado homicídios e tentativas de homicídios em série”. Na sexta-feira, as autoridades confirmaram que uma quarta pessoa, o sogro de Deise Moura dos Anjos, também ingeriu arsênio antes de morrer.

“Uma postura fria, uma postura com uma resposta sempre na ponta da língua, muito tranquila”, acrescenta o delegado Marcos Vinícius Veloso, que conduz o inquérito policial sobre o caso.

O sogro de Deise passou mal no dia 2 de setembro de 2024. Conforme as provas levantadas, ele teve o mal-estar depois de tomar café com leite em pó levado por Deise e faleceu no dia seguinte. O corpo dele foi exumado, e a polícia confirmou que a causa da morte foi envenenamento.

“Ela é tão dissimulada que, mesmo não tendo durante muito tempo uma relação boa com a família do seu esposo, logo após adquirir esse arsênio, ela passou a ter conversas com a sogra, dizendo que estava com saudade, que queria ver ela, que precisava ver ela”, relata a delegada Sabrina.

A defesa de Deise Moura dos Anjos alega em nota que “as declarações divulgadas ainda não foram judicializadas no procedimento sobre o caso” e que “aguarda a integralidade dos documentos e provas para análise e manifestação”.

A polícia informou ainda que Deise comprou arsênio quatro vezes no período de quatro meses, sendo que uma dessas compras foi anterior à morte do sogro, e as outras três antes da morte das três mulheres em dezembro. O produto teria sido adquirido pela internet e recebido pelos Correios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp