Murilo Félix, prefeito eleito de Limeira, revela primeiros secretários: confira mudanças e novas pastas no governo 2025

Veja quem são os primeiros secretários anunciados por Murilo Félix, prefeito eleito de Limeira

Entre mudanças na administração, está o desmembramento da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e criação da Secretaria da Tecnologia e Eficiência.

Prefeito eleito em Limeira, Murilo Félix — Foto: Paulo Henrique/de

O prefeito eleito de Limeira (SP), Murilo Félix (Podemos), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (9) os nomes dos primeiros secretários que vão compor seu governo a partir de 1º de janeiro de 2025. Félix também anunciou na estrutura das pastas municipais.

Segundo Murilo, os ocupantes dos cargos foram definidos através da análise de sua capacidade profissional e técnica.

“Ela precisa ter a formação daquela área, experiência de vida, saber se comunicar com os efetivos da prefeitura, ter conhecimento também de como trabalham os órgãos conveniados naquela secretaria […] A escolha de cada pessoa aqui hoje, que vou anunciar para vocês, será feita através de critérios técnicos. Pessoas profissionais atuarão nas secretarias de Limeira”, garantiu.

A seguir, confira quem são os secretários anunciados e mudanças definidas na estrutura das pastas:

SECRETARIA DA AGRICULTURA E ÁREAS RURAIS – ANTONIETA POLATTO

Filha de agricultores, é engenheira agrônoma e pós-graduada em perícia ambiental. Trabalhou na Coopercitrus e Qualicitrus atendendo novos agricultores. Hoje é consultora de crédito financeiro agropecuário.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – EM ANÁLISE

Atualmente, existe a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, mas Murilo optou por desmembrá-la em duas. Portanto, quando assumir, enviará à Câmara um projeto para oficializar essa separação das pastas.

Por isso, Antonieta vai ser a titular de Meio Ambiente e Agricultura no início do governo, enquanto o nome do secretário de Meio Ambiente é analisado e o projeto de desmembramento tem andamento na Câmara.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO – BRUNO CUNHA

Empresário, bacharel em design gráfico e especialista em marketing digital, com experiência na área de tráfego e estratégia de comunicação. Com mais de dez anos de atuação com marketing político, é dono de agência e foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e na Câmara Municipal de Limeira.

FUNDO SOCIAL DE LIMEIRA – LUCIANA FÉLIX

Esposa de Murilo, é formada em administração, fez intercâmbio em Boston e atualmente é empresária.

SECRETARIA DA FAZENDA – VALMIR BARREIRA

Técnico em contabilidade e bacharel em ciências contábeis. Experiência de 44 anos no serviço público. Foi chefe do serviço de rendas diversas, diretor do departamento tributário, superintendente de captação de recursos e secretário municipal de Fazenda.

SECRETARIA DA TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA – EM ANÁLISE

Segundo Murilo, será uma secretaria inédita na composição da administração municipal.

“Eu não havia colocado isso no plano de governo, mas vejo a necessidade de inovarmos nisso. Vamos criar em Limeira a Secretaria da Tecnologia e Eficiência. Isso nunca houve em Limeira. Mas vamos tratar da tecnologia e da eficiência da prefeitura. A partir dessa semana, nossa equipe procurará alguém para assumir essa nova secretaria”, explicou o prefeito eleito.

COMISSÃO VAI SUGERIR PRIORIDADES

Félix também anunciou que vai criar uma comissão da sociedade civil para análise do estado geral da Prefeitura de Limeira. “Esse anúncio que eu faço hoje é um dos mais importantes. Dia 1º, nós vamos criar essa comissão”, garantiu.

Segundo o prefeito eleito, será uma comissão independente que vai ter acesso ao estado atual da prefeitura e sugerir ações prioritárias.

“Essa comissão irá durar durante 60 dias, onde eles poderão pedir informações da prefeitura. Essa comissão terá ata pública para que a sociedade limeirense entenda o estado geral da prefeitura e para que a sociedade possa participar conosco, demonstrando quais devem ser as principais pautas que a gente deve adotar no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Riscos de deslizamento em área interditada há 2 anos aumentam com as chuvas em Franca, SP: Prefeitura alerta

Chuvas elevam riscos de deslizamento em área interditada há 2 anos em Franca, SP

A Prefeitura reforçou o alerta em um cruzamento no Jardim Brasilândia II. Desde dezembro de 2022, quando o local foi atingido por um deslizamento de terra, três casas permanecem interditadas. A maior incidência de chuvas deste mês aumentou a preocupação das autoridades para os riscos de deslizamento de uma área residencial que está interditada há dois anos, no Jardim Brasilândia II, em Franca (SP), e que ainda é utilizada por pedestres.

Por isso, a Prefeitura reforçou a interdição em um trecho da Rua São João Del Rey, no cruzamento das ruas Florianópolis com a Ouro Preto, enquanto as obras de recuperação do local não são concluídas.

O local foi atingido por um forte temporal em janeiro de 2023, ocasião em que foi realizada a interdição que permanece até hoje. O aposentado Luis Elias de Paula conta que utilizava a rota com frequência e se viu prejudicado pela interdição.

O trecho interditado liga o bairro ao Brasilândia I, onde ficam escolas, creches e unidades de saúde. Mesmo com a interdição há quase dois anos, muitos moradores e pessoas que passam pelo local se arriscavam a atravessar a pé, de carro ou moto.

Em nota, a Prefeitura orienta os moradores e demais usuários das vias locais a buscarem rotas alternativas. A administração municipal também informou que uma obra estimada em R$ 1,2 milhão deve ser concluída no primeiro semestre de 2025 e inclui recuperação da área, com vegetação e drenagem.

Além da rua, dez casas que ficam na parte superior do barranco foram interditadas após o temporal em 2023. Atualmente, três dessas residências continuam com risco de deslizamento e os moradores foram obrigados a sair. Marcelo Pires da Silva é proprietário de uma dessas casas e conta sobre a preocupação em deixar o imóvel, mesmo com risco de deslizamento.

A situação de interdição e risco de deslizamento preocupa os moradores e destaca a importância da realização das obras de recuperação o mais rápido possível para garantir a segurança da população local. É fundamental seguir as orientações da Prefeitura e evitar trafegar pela área interditada, priorizando a segurança e bem-estar de todos os envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp