Muro construído durante obra de pavimentação isola casas e bloqueia garagens no Paraná: projeto prevê rampas e escadas para acesso à via, diz prefeitura

muro-construido-durante-obra-de-pavimentacao-isola-casas-e-bloqueia-garagens-no-parana3A-projeto-preve-rampas-e-escadas-para-acesso-a-via2C-diz-prefeitura

Muro construído entre casas e rua durante obra de pavimentação no Paraná: projeto prevê rampas e escadas para acesso à via, diz prefeitura

Muro erguido para conter terra usada no nivelamento da via isolou casas e bloqueou garagens. Nova altura da rua se tornou ‘barranco’ em frente a entradas de casas.

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de asfalto, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de asfalto, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

O projeto de pavimentação de uma rua que provocou a construção de um muro entre as casas e a via – isolando as residências e bloqueando as garagens durante as obras – também prevê a construção de rampas e escadas para o acesso de pedestres e veículos, diz a prefeitura.

A informação é do Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, e referente à rua Humberto de Campos, que fica na Vila Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

A pista estava irregular e, para fazer o nivelamento, mais terra foi colocada no local – e um muro foi construído para conter a terra. Em um lado da quadra os imóveis já ficavam acima do nível da rua e, em outro, para baixo. Para os que ficam abaixo, a nova altura da rua se tornou um “barranco” em frente às entradas das residências. Relembre detalhes mais abaixo.

O secretário municipal afirma que as rampas que já existiam em frente às casas vão ser ajustadas pela empreiteira à nova altura da rua no decorrer da obra. Veja no projeto, abaixo.

O secretário explica que os ícones retangulares azuis mostram onde ficam as rampas, e os rosas onde ficarão as escadas.

Honesko também afirma que está prevista a construção uma calçada abaixo do nível da rua, onde foi criado um corredor de acesso às escadas e, futuramente, às rampas.

A previsão, afirma, é que as obras sejam finalizadas neste mês de fevereiro.

Projeto mostra onde ficarão rampas (em azul) e escadas (em rosa) — Foto: Prefeitura Municipal

Projeto mostra onde ficarão rampas (em azul) e escadas (em rosa) — Foto: Prefeitura Municipal

Leia também:

Veja vídeo da confusão: Motorista é apedrejado após bater carro em poste durante briga generalizada no meio da rua, no Paraná

Assassinato em festa de aniversário: Júri de Jorge Guaranho, acusado pela morte de tesoureiro do PT, começa nesta terça-feira

Perigo: Rochas caem em cima de carro durante deslizamento na BR-153

CASAS ISOLADAS E GARAGENS BLOQUEADAS POR MURO CONSTRUÍDO NA BEIRA DE RUA

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de pavimentação, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de pavimentação, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

Moradores da via estão com as casas isoladas e as garagens bloqueadas por um muro construído por uma empreiteira na beira de uma rua que está recebendo obras de pavimentação.

A estrutura foi erguida para conter a terra que foi colocada na rua para nivelá-la – porém, prejudicou quem vive nas residências que ficam abaixo do nível da via.

Nestes casos, a obra de pavimentação, que era um sonho dos moradores, acabou virando um pesadelo para eles.

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de pavimentação, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

Moradores têm casas isoladas e garagens bloqueadas por muro construído em rua durante obra de pavimentação, no Paraná — Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

É o que sente a família do padeiro aposentado Antonio Flávio Alves, que vive no local há cerca de 35 anos. Com a garagem bloqueada pelo muro, ele e os filhos estão deixando os próprios veículos na casa de vizinhos – e os problemas de mobilidade se estendem à acessibilidade precária da estrutura.

Como as casas que ficam abaixo do nível da rua foram isoladas, a empreiteira construiu uma escada na quadra. Um corredor foi criado até ela, mas moradores com dificuldades de locomoção – como Antônio e a esposa – relatam que a estrutura também é um problema.

“O transtorno aqui é bastante difícil, principalmente pra gente, com a idade que a gente tá. Eu tenho 73 anos e problemas nas pernas, e minha esposa está aguardando uma cirurgia nos dois joelhos […] E faz dias que estamos assim, acho que já deu quase um mês”, relata.

VÍDEOS MAIS ASSISTIDOS DO G1 PARANÁ:

Leia mais notícias da região em DE Campos Gerais e Sul.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp