Lar de dinossauros no passado, Taubaté tem um museu com ossada de gigante pré-histórico e outras relíquias que chamam a atenção dos visitantes. Com mais de 20 anos de história, o Museu de História Natural de Taubaté conta com um grande acervo, incluindo ossos verdadeiros de dinossauros, réplicas de fósseis, animais empalhados e diversas outras atrações. A grande estrela do museu é o esqueleto de um dinossauro com mais de 2 metros de comprimento, descoberto no solo da cidade após escavações feitas pelo criador do museu.
Habitada por dinossauros no passado, a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, abriga o Museu de História Natural, onde é possível encontrar ossos verdadeiros de uma ave gigante pré-histórica, fósseis de dinossauros, animais empalhados e outras relíquias. O museu foi oficialmente inaugurado em julho de 2004, mas sua história teve início muito antes, em 1976, quando o pesquisador Herculano Alvarenga encontrou o fóssil de uma ave gigante no Vale do Paraíba, dando origem ao acervo.
Conhecida como “Ave do Terror”, a espécie de ave carnívora descoberta em Taubaté podia atingir até dois metros de altura e pesar 200 quilos. Acredita-se que ela não voava e caçava suas presas por terra, seguindo o comportamento dos dinossauros terópodes. A descoberta desse fóssil impulsionou a criação do Museu, que cresceu ao longo dos anos e se tornou um importante centro de pesquisa e preservação da história natural da região.
O acervo do Museu de História Natural de Taubaté conta com aproximadamente 2,5 mil itens em exposição e 17,5 mil itens na coleção científica. Dentre os destaques do museu estão animais empalhados, fósseis reais, réplicas fiéis aos originais, pedras e rochas, incluindo o Taubatherium, um mamífero herbívoro que habitou a região há milhões de anos. Além das exposições, o museu oferece visitas guiadas, oficinas pedagógicas e recebe pesquisadores de diversas partes do mundo.
O Dr. Herculano Alvarenga, responsável pela descoberta do fóssil da Ave do Terror e fundador do museu, é reconhecido como um grande naturalista e paleontólogo. Mesmo aposentado, ele continua sendo uma inspiração para os funcionários e pesquisadores do museu. Seu legado é mantido vivo pela equipe, que segue explorando a região em busca de novas descobertas paleontológicas, contribuindo para o conhecimento e preservação da natureza.
O Museu de História Natural de Taubaté está aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 11h às 17h. Localizado no bairro Jardim do Sol, o museu oferece ingressos promocionais no valor de R$ 15 e recebe visitantes de todas as idades, inclusive grupos escolares. Além das exposições, o museu promove atividades educativas e científicas, cumprindo sua missão de propagar o conhecimento e preservar a história natural da região de Taubaté.




