Museus em Goiás serão interligados

Nesta quarta-feira (12) a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, anunciou que os 73 museus presentes em 31 municípios de Goiás vão ser interligados e ganharão mais dinamismo e modernidade.

A reunião foi no palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. Um termo de compromisso da reativação do Sistema Estadual de Museus foi assinado em reunião que contou com presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

O Sistema Estadual será interligado ao Sistema Brasileiro de Museus. Isso facilitará o acesso a editais, novas ações de formação e qualificação. A secretária afirmou que Goiás vai viver um novo momento com a reativação do Sistema e a parceria com o sistema nacional.

Segundo a secretária, criados no Circuito Cultural Praça Pedro Ludovico Teixeira seis novos museus. O projeto do governo está em fase de implantação. Para isso, a Raquel Teixeira disse que o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Goiás é essencial.

O presidente do Iphan, Marcelo Araújo disse estar interessado no projeto. “Temos acompanhado o projeto do Circuito Cultural com bastante interesse, e ele vai trazer uma enorme visibilidades a esse estado tão rico”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem é baleada por PRF na BR-040, no RJ, na véspera de Natal

Na véspera de Natal, Juliana Leite Rangel, uma jovem de 26 anos, foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, em Caxias, na Baixada Fluminense. O incidente ocorreu quando ela se dirigia à casa de parentes em Itaipu, Niterói.

Segundo relatos de seu pai, que também estava no veículo, ele sinalizou para encostar, mas os agentes da PRF iniciaram os disparos e balearam Juliana na nuca.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, disse Alexandre.

A vítima foi levada imediatamente ao Hospital Adão Pereira Nunes, sendo submetida a uma cirurgia. Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Além dela, o pai também foi baleado na mão esquerda, mas não teve fraturas e recebeu alta na mesma noite do crime.

Deyse Rangel, mãe da vítima, também estava no carro no momento do incidente junto com o outro filho. “A gente viu a polícia e até falou assim: ‘Vamos dar passagem para a polícia. A gente deu e eles não passaram. Pelo contrário, começaram a mandar tiro em cima da gente. Foi muito tiro, foi muito tiro”, afirmou Deyse.

A PRF não se pronunciou sobre o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp