Press "Enter" to skip to content

Museus em Goiás serão interligados

Nesta quarta-feira (12) a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, anunciou que os 73 museus presentes em 31 municípios de Goiás vão ser interligados e ganharão mais dinamismo e modernidade.

A reunião foi no palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás. Um termo de compromisso da reativação do Sistema Estadual de Museus foi assinado em reunião que contou com presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

O Sistema Estadual será interligado ao Sistema Brasileiro de Museus. Isso facilitará o acesso a editais, novas ações de formação e qualificação. A secretária afirmou que Goiás vai viver um novo momento com a reativação do Sistema e a parceria com o sistema nacional.

Segundo a secretária, criados no Circuito Cultural Praça Pedro Ludovico Teixeira seis novos museus. O projeto do governo está em fase de implantação. Para isso, a Raquel Teixeira disse que o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Goiás é essencial.

O presidente do Iphan, Marcelo Araújo disse estar interessado no projeto. “Temos acompanhado o projeto do Circuito Cultural com bastante interesse, e ele vai trazer uma enorme visibilidades a esse estado tão rico”.