Museus oferecem filmes, palestras e oficina de graça em Goiás; veja programação

museu

Começa nesta segunda-feira,19, a 16ª Primavera dos Museus em que Goiás vai participar. O evento, que vai acontecer até dia 25 de setembro, conta com atividades gratuitas que serão realizadas nos museus de Imagem e do Som, Zoroastro e Pedro Ludovico

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), trata-se de uma  temporada anual de atividades realizada em várias partes do país e que tem a finalidade de divulgar e valorizar os museus brasileiros. Essa iniciativa conta com exibição de filmes, mesas redondas, palestras, visitas mediadas e oficina fotográfica.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento esse ano traz como tema a “Independência e museus: outros 200, outras histórias”. A temática escolhida tem como visão abordar como novos olhares a Independência do Brasil, com foco na diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão e da pluralidade.

Confira a programação 

  • Museu da Imagem e do Som de Goiás – MIS

Exibição de Filme: 19 a 23/09/2022 – 9h às 16h30

Vídeo documentário: Lambe lambe em Goiânia: histórias que se revelam nas ruas e nos retratos – Duração: 25min

Visita Mediada:

19/09/2022 -10h às 11h

Exposições: “Luiz Pucci: é favor me olhar com cuidado” e ” Mulheres, Identidade e Resistência” com a participação da artista Cecília Araújo

Visita Mediada:

20 a 23/09/2022 – 9h às 16h30

Exposições: “Luiz Pucci: é favor me olhar com cuidado” e ” Mulheres, Identidade e Resistência”

Mesa Redonda:

20/09/2022 – 9h às 10h30

Tema: Ocupação Cultural “O MIS é Nosso Sim” (curadoria, exposição e pesquisa)

Participação: Samuel de Jesus (FAV – UFG), Ana Rita Vidica (FIC – UFG) e Mariana Capeletti (PUC-GO)

Oficina de Cianotipia:

20/09/2022-14h às 17h

Conteúdo: Conhecimento e experimentação do processo fotográfico histórico de Mariana Capeletti

Inscrições pelo telefone: (62) 3201-4625

Número de vagas: 15

  • Museu Zoroastro Artiaga

Exposição:

19 a 25/09/2022 – 08h às 23h59

Exposição digital “Ixitkydky: um olhar sobre os vestidos tradicionais das mulheres Iny Karajá”, promovida pelo Grupo Indumenta e Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga, financiada por RE-FARM CRIA

Local: Site: vestiresmulheresinykaraja.com

Visita mediada:

19 a 23/09/2022 – 9h às 17h

Visita mediada à exposição de longa duração “Histórias de Goiás” – Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

  • Museu Pedro Ludovico

Palestra:

24/09/2022 – 10h às 12h

Palestra: Edição Especial de Aniversário – “Um Café e 35 anos de prosa: a celebração da diversidade cultural da cidade de Goiânia”, com o coordenador do Museu Pedro Ludovico, Pedro Henrique Campos de Santana

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp