Museus são opção de passeio no feriado prolongado

Durante o feriado nacional da Proclamação da República, nesta sexta-feira, 15, parte das unidades Secretaria Cultura (Secult) do Governo de Goiás estarão abertas para visitação: em Goiânia, o Museu Pedro Ludovico (visitas mediante agendamento prévio), e na cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos.

As galerias de arte da Vila Cultural Cora Coralina e do Centro Cultural Octo Marques fecham apenas no feriado e reabrem em horário normal no sábado, 16, e no domingo, 17, assim como o Teatro Goiânia, que não tem programação no dia 15, mas recebe eventos no fim de semana.

Feriado prolongado

O projeto Ube Ocupa Goiás, no Palácio Conde dos Arcos, conta com uma programação gratuita que inclui dança, literatura, artes plásticas e outras atrações. Esta é a última parte do projeto, que já passou pela unidade em outubro. Mais informações podem ser conferidas no @palaciocondedosarcos.

Na Vila Cultural Cora Coralina, no sábado e domingo, o público poderá conferir a exposição “Merindilogun”, do artista Rafael Vaz, com obras e objetos que remetem ao mito da criação do jogo de búzios; e “À beira de escapar”, de Heitor Ponchio, formada por um conjunto de telas a óleo.

O Centro Cultural Octo Marques também não abre na sexta-feira, mas terá funcionamento normal no sábado e no domingo. A casa está com três exposições em cartaz: “Ausências”, de Thays Tyr; “Espalhe vida e que entre o equilíbrio”, de Carlos Camilo; e a coletiva “Abrir Horizontes 2”.

No final de semana, o Teatro Goiânia recebe a apresentação do musical “Puro e Simples”, do Grupo de Ballet Bom Pastor, no sábado; e o Stand Up Comedy “Novo Show Murilo Couto”, no domingo. Para consultar os horários de funcionamento dos espaços e detalhes da programação, basta consultar o site cultura.go.gov.br.

Outros serviços

Durante o feriado prolongado, os setores administrativos da maioria dos órgãos e unidades estaduais estarão fechados, mas não há prejuízo em serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública. Confira como fica o funcionamento:

  • Vapt Vupt: Na sexta-feira todas as unidades Vapt Vupt, na capital e interior do estado, estarão fechadas. Também não haverá expediente no sábado, nas agências com funcionamento neste dia, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (18).
  • Detran: Não haverá expediente na sede da autarquia e nas Ciretrans. O atendimento será retomado na segunda. Apesar do fechamento, o usuário pode utilizar vários serviços por meio do aplicativo Detran GO ON e pelo site oficial do Detran detran.go.gov.br.
  • Procon: Também não haverá expediente na sede do Procon Goiás na sexta. Os atendimentos presencial e do Disque-Denúncia, feito pelo número 151, retornam na segunda-feira. No entanto, consumidores podem registrar suas reclamações pela internet: proconweb.ssp.go.gov.br.
  • Saneago: O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.
  • Hospitais: As unidades estaduais de saúde manterão regime de plantão para atendimentos de urgência e emergência durante o feriado. Atendimentos ambulatoriais e serviços administrativos estarão suspensos e serão retomados integralmente na segunda.
  • Hemocentro: As unidades em Goiânia e no interior estarão fechadas para o atendimento aos doadores de sangue na sexta. No sábado, o Hemocentro Coordenador estará aberto entre 8h e 12h. Na segunda, todas as unidades retomam o funcionamento normal.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” chega ao Brasil em 2025

A peça teatral “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, continuação oficial da saga criada por J.K. Rowling, será apresentada no Brasil no próximo ano, segundo informações divulgadas pela Folha. O anúncio oficial da montagem brasileira está previsto para esta segunda-feira, 16.

Desde sua estreia em 2016, no West End, em Londres, a produção já passou por diversas cidades ao redor do mundo, incluindo Nova York, Tóquio e Hamburgo. Atualmente, está em cartaz na Broadway e em turnê nos Estados Unidos, com apresentações previstas em Los Angeles, Chicago e Washington.

A trama, ambientada quase 20 anos após os eventos de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, acompanha os filhos de Harry Potter e Draco Malfoy, Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy. Juntos, os jovens utilizam viagens no tempo para tentar reverter eventos do passado, mas acabam causando rupturas temporais que levam à ressurreição de Voldemort e alteram a existência de seus familiares.

O roteiro da peça foi criado por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. Apesar de nunca ter sido adaptada para o cinema, sua história foi publicada em formato de livro pela editora Rocco, permitindo que fãs de todo o mundo conhecessem os desdobramentos da saga.

“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é a peça não musical de maior bilheteria da história da Broadway, acumulando mais de US$ 330 milhões (cerca de R$ 2 bilhões). Além disso, conquistou prêmios como o Olivier Awards e o Tony Awards, sendo consagrada em ambas as premiações como a melhor peça teatral.

Apesar de críticas por incoerências narrativas em relação aos livros originais, a obra continua a ser um marco no universo de Harry Potter, atraindo multidões e consolidando-se como um sucesso global.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp