Press "Enter" to skip to content

Músico brasileiro processa Adele em R$ 250 mil por plágio

Última atualização 23/02/2024 | 17:32

Começou a tramitar na Justiça nesta semana uma ação movida por um músico brasileiro que acusa a cantora britânica Adele de plágio. Toninho Geraes acusa a artista de plagiar a música “Mulheres”. Ele compôs a canção em 1997. Martinho da Vila interpreta a música brasileira e ganhou versão na voz de Simone.

No processo, os advogados do artista pedem o veto da reprodução da música “Millions Years Go” de Adele e uma indenização de R$ 250 mil por danos morais, além de materiais recebidos pela música nos últimos anos. Toninho pede ainda que a artista não intérprete a canção em seus shows. “A única coisa que eu tenho na minha vida que eu posso falar que é meu, é minha música. Eu só vendo se eu quiser. Meu patrimônio, o que eu conquistei, eu posso vir a perder, mas o meu repertório, minhas músicas, isso é o meu legado”, disse Toninho, em entrevista à BBC em 2021.

Os advogados justificam que veem claramente a existência de plágio da canção “Mulheres”. Adele teria usado a versão de Simone. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, disse o músico para a Veja.

O processo tramita no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Toninho espera ainda ser creditado como co-autor da faixa.