Press "Enter" to skip to content

Músicos renomados são atração em concerto da Sinfônica Jovem de Goiás

Última atualização 29/02/2024 | 17:19

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se prepara para encantar o público na abertura de sua temporada 2024. O concerto acontecerá nesta sexta-feira, dia 1º de março, no Teatro Escola Basileu França, às 20h. Uma noite especial de música que promete envolver os espectadores em um espetáculo de talento e virtuosismo, com a presença de músicos renomados.

Entre os convidados para a noite de estreia, estão o regente brasileiro Fabio Zanon, Professor e Fellow da Royal Academy of Music em Londres, além do violinista ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero, professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, de entrada gratuita e sem a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente, trará músicos convidados de renome internacional.

Zanon, também coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, é reconhecido como um dos artistas brasileiros mais prestigiados globalmente. Borgomanero, por sua vez, atuou como regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás entre 2012 e 2017, desempenhando papel fundamental em sua reestruturação e desenvolvimento artístico.

Brasileiros

O repertório da noite incluirá obras de três renomados compositores brasileiros da música de concerto. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás iniciará a apresentação com “Jupyra”, de Francisco Braga, seguida pelo concerto para violino de Hekel Tavares. O grand finale ficará por conta da execução das Bachianas nº 7, de Heitor Villa-Lobos.

Vinculado à Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o projeto é parte integrante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se destaca como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste brasileiro, visando não apenas a formação profissional, mas também a democratização do acesso à música orquestral.

O concerto de abertura conta com o apoio crucial do Sesc Goiás e do Instituto Música e Cidadania, evidenciando a colaboração entre entidades em prol do enriquecimento cultural da região. Desde 2021, a gestão da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França está sob responsabilidade da Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Serviço

Assunto: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza concerto de abertura da temporada 2024

Quando: Sexta-feira (1º/03), às 20h

Onde: Teatro Escola Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

Entrada Franca