Press "Enter" to skip to content

Mutirão de cirurgia ortopédica contemplará 800 pacientes goianos

Última atualização 24/05/2022 | 17:45

O represamento da lista de espera para cirurgia eletiva na rede pública de saúde estadual deve começar a ser solucionado nesta semana. Um mutirão de procedimentos pré-operatórios começa a ser realizado em Uruaçu. A cidade, no norte goiano, e Goiânia, foram escolhidas para receberem 800 pacientes que necessitam de cirurgia ortopédicas, uma das mais procuradas e com mais demoradas para serem contempladas.

Nesta quarta-feira (25), 300 pessoas do interior do estado passarão por qualificação clínica e acolhimento para identificar a origem dos pacientes e procurar atendê-los o mais próximo de onde moram. O mesmo ocorreu com 1,9 mil pessoas durante três dias na capital. Todas elas passaram por exames de eletrocardiograma, ressonância magnética, tomografia e exames laboratoriais. As cirurgias deverão ocorrer nos próximos três meses no Hospital Regional do Centro-Norte (HCN), em Uruaçu, e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) , em Goiânia..

“No período da pandemia os procedimentos médicos que não eram de urgência ficaram suspensos, principalmente na área de ortopedia. Mas agora já é possível atender esses pacientes, que precisam ser assistidos e ter seu problema solucionado”, destaca o governador Ronaldo Caiado.

A notícia agradou a dona de casa Maria Regina Martins, de 60 anos. Moradora de Aparecida de Goiânia, ela aguardava há cerca de três anos passar por uma cirurgia no quadril. A idosa reconhece que a pandemia retardou a realização do procedimento, mas disse compreender que os médicos tiveram responsabilidade ao não colocar a vida de pacientes em risco, quando havia um número elevado de casos de Covid-19.