Press "Enter" to skip to content

Mutirão de limpeza movimenta Goiânia durante o feriadão

Última atualização 19/06/2022 | 13:49

Ao longo do feriado prolongado de Corpus Christi, que começou na quinta-feira, 16, e termina neste domingo, 19, foi realizado um mutirão de limpeza em todas as regiões de Goiânia. A estratégia da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é realizar trabalho contínuo pela cidade, com o recolhimento de lixo em locais de descarte irregular, varrição, roçagem, poda e plantio.

Por dia, em média são recolhidas mais de 2 mil toneladas e entulhos clandestinos. Segundo o presidente da Comug, Alisson Borges, em um ano e meio foram retirados 885 mil toneladas de entulho jogado em 125 pontos de descarte irregular da capital.

Os principais objetivos da Companhia, além de manter a cidade limpa, é melhorar a qualidade de vida das pessoas, deixar a capital mais bonita e ainda cuidar da saúde da população, já que lixo jogado em local irregular serve como criatório de mosquito da dengue, por exemplo, além de animais peçonhentos e insetos.

Para que a estratégia de limpeza do poder público dê certo é necessário contar com ajuda de todos. Cada morador deve cuidar do seu lixo de maneira adequada. Uma dica simples é colocar o lixo doméstico na porta de casa somente nos dias e horários próximos da passagem do caminhão de coleta.

Separar o material que é reciclável também colabora com durabilidade do aterro sanitário. A Prefeitura disponibiliza ainda a coleta orgânica, seletiva e o Cata-Treco, que recolhe os inservíveis por meio de agendamento.

Atualmente a administração conta com quatro ecopontos que, até o fim de maio, receberam quase 60 mil toneladas de resíduos. A Comurg estuda implantar mais 20 ecopontos na capital que devem estar prontos até o fim de 2024.

Em um ano e meio através da coleta seletiva foram retiradas foram 36 mil toneladas de recicláveis e 77 mil unidades de bens inservíveis já foram recolhidos recolhidos pelo Cata-Treco.

Para solicitar os serviços da Comurg e conferir os endereços dos ecopontos, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62)98596-8555, e teleatendimento (62)3524-8555