Mutirão Direito a ter Pai abre inscrições em Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Unaí
O Mutirão Direito a ter Pai está com inscrições abertas em diversas cidades de Minas Gerais. Promovido pela Defensoria Pública do estado, o evento chega à sua 13ª edição e tem como objetivo garantir o direito à paternidade/maternidade e fortalecer os laços familiares. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 17 de outubro, de forma presencial ou por telefone (WhatsApp), dependendo da unidade escolhida.
Segundo informações da Defensoria Pública de Minas Gerais, as sessões do Mutirão Direito a ter Pai acontecerão nas unidades durante a semana de 28 a 31 de outubro, com a realização dos exames de DNA agendados para o dia 31. O evento visa atender demandas como reconhecimentos de paternidade/maternidade, reconhecimentos de filiação socioafetiva, questões relacionadas a alimentos, guarda, regulamentação da convivência e investigação de paternidade.
Durante a inscrição, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo certidão de nascimento da pessoa que deseja ser reconhecida (sem o nome do pai ou da mãe), documento pessoal com foto, comprovante de endereço, comprovante de renda, documento pessoal do representante legal em caso de requente menor, além do nome completo, telefone, endereço, CPF, WhatsApp e e-mail do suposto pai, se disponíveis.
Para realizar o reconhecimento de filiação socioafetiva, é obrigatório levar a certidão de nascimento da pessoa que será reconhecida, mesmo que já conste o nome do pai ou mãe no registro. O Mutirão Direito a ter Pai busca oferecer um serviço extrajudicial e simplificado para facilitar o acesso às questões de paternidade e maternidade.
Confira abaixo os endereços e telefones de inscrição em cada uma das cidades participantes do Mutirão:
– Janaúba: R. Américo Soares, 567 – Centro. Telefone (38) 3821-4917. E-mail defensoria.janauba@defensoria.mg.def.br.
– Montes Claros: Rua Espírito Santo, 110, Ibituruna. E-mail atendimento.montesclaros@defensoria.mg.def.br.
– Pirapora: Rua Argemiro Peixoto, 239, Centro. Telefones (31) 3741-1218 e (31) 9 8407-3064. E-mail pirapora@defensoria.mg.def.br.
– Salinas: Rua Doutor João Porfírio nº 47, 2º andar, Centro. Telefone (38) 3840-0554.
– Unaí: Avenida Governador Valadares, 275, Capim Branco. Telefone (38) 3493-4060.
Participe do Mutirão Direito a ter Pai e garanta o seu direito à paternidade/maternidade de forma rápida e eficiente. Não deixe para a última hora e faça a sua inscrição o quanto antes para garantir a sua participação neste importante evento promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais. O reconhecimento de paternidade é fundamental para a estruturação e fortalecimento da família.