Mutirão em Maternidade de Salvador oferece 50 consultas com mastologista: saiba como participar

Maternidade em Salvador oferece 50 vagas para consultas com mastologista durante mutirão; veja como participar

Mutirão acontece no sábado (14), na Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré.

Vagas serão ofertadas na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador — Foto: UFBA

A Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, em Salvador, vai ofertar 50 vagas para consultas com mastologista no sábado (14), durante o “Dia E” do programa nacional “Ebserh em ação”.

As interessadas no serviço devem fazer o agendamento pelo telefone (71) 3283-9269. No dia do mutirão, elas devem comparecer com documento de identificação, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto “Ebserh em ação” vai reunir 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Segundo o governo federal, a iniciativa tem o objetivo de ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos.

A meta da Ebserh é que as unidades hospitalares participantes aumentem em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos durante nove semanas, totalizando uma média de 320 cirurgias e de 1.800 exames e procedimentos extras semanalmente, somando mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da iniciativa.

O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.

Na Maternidade Climério de Oliveira, 600 atendimentos foram feitos. No sábado (14), estarão disponíveis essas 50 vagas para consultas com mastologista.

Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros em Feira de Santana: terceiro caso em três dias

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Feira de Santana

O fato ocorreu na noite de terça-feira (24), no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A vítima foi identificada como Gabriel Aragão dos Santos. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 20h, na rua Manaí. A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana está investigando o caso e, até o momento, não há pistas sobre a autoria e motivação do ataque. Testemunhas relataram que o jovem foi até o bairro para comprar drogas.

O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia no local e o corpo de Gabriel foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necropsia. Não há informações sobre o sepultamento dele. Esse trágico episódio marca o terceiro adolescente assassinado em Feira de Santana em um período de três dias. No último domingo (22), dois jovens foram mortos no município, sendo os casos também objeto de investigação.

O primeiro homicídio ocorreu na Rua Senegal, também no bairro Lagoa Grande. Conforme informado pela Polícia Civil, um homem encapuzado e armado desceu de um veículo, se aproximou de Cauã Lima e efetuou diversos disparos. Já o segundo registro aconteceu em um residencial na Avenida Alcina Nery Pereira, no bairro Tomba. Adriano Azevedo estava na porta de casa, ouvindo música, quando foi alvejado por três homens que chegaram a pé, atiraram e fugiram pulando os muros do condomínio.

Até o momento, não há informações sobre a prisão de suspeitos envolvidos nesses crimes, nem se há alguma relação entre as ocorrências. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. A população local segue apreensiva diante dos recentes episódios de violência na região. Acompanhe as atualizações sobre este e outros acontecimentos em Feira de Santana e arredores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp