Uberlândia terá mutirão contra fraude no INSS em 5 bairros; confira os locais
Ação vai auxiliar idosos e pensionistas a identificar descontos não autorizados e acessar a plataforma Meu INSS.
Cinco bairros de Uberlândia vão receber, a partir desta terça-feira (27), um mutirão de orientação voltado a beneficiários que foram vítimas da fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Cerca de nove milhões de pessoas tiveram algum tipo de desconto indevido nos benefícios, de acordo com a investigação da Polícia Federal (PF). Porém, até o momento, apenas 2 milhões solicitaram o reembolso.
Segundo o Procon Uberlândia, a ação visa auxiliar idosos e pensionistas que com dificuldades para acessar a plataforma Meu INSS e verificar possíveis descontos não autorizados em seus benefícios.
O mutirão em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social acontece até o próximo sábado (31), sendo cada dia em uma região diferente da cidade. Confira o cronograma abaixo.
> “Para muitos idosos, a tecnologia é uma barreira, por isso, nossos servidores estarão a postos para auxiliá-los no acesso aos canais oficiais do INSS e, caso identifiquem descontos indevidos, orientar sobre como solicitar o reembolso. Além disso, vamos orientar também a não caírem em golpes que estão aumentando nos últimos dias”, disse o superintendente do Procon, Egmar Ferraz.
Mutirão Procon – Fraude no INSS
Data Local Endereço Horário Terça-feira (27) Ceai Luizote de Freitas Rua Roberto Margonari, 100, Bairro Luizote de Freitas 9h às 11h Quarta-feira (28) Ceai Rondon Avenida Rondon Pacheco, 5.865, Bairro Brasil 9h às 11h Quinta-feira (29) Ceai Laranjeiras Rua Senegal, 30, Bairro Laranjeiras 9h às 11h Sexta-feira (30) Em frente ao INSS Praça Clarimundo Carneiro, Centro 9h às 11h Sábado (31) Parque do Sabiá Avenida Anselmo Alves dos Santos, Bairro Santa Mônica 9h às 13h
Fonte: Procon Uberlândia
FRAUDE NO INSS: COMO DESCOBRIR SE FUI VÍTIMA?
O INSS abriu um procedimento para identificar os aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares e devolver a eles os valores desviados.
Em entrevista ao Diário do Estado, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou como identificar se foi vítima da fraude, quais as formas de pedir reembolso e mais.
Veja abaixo as principais perguntas e respostas.
COMO SABER SE FUI VÍTIMA DA FRAUDE DO INSS?
Pelo aplicativo Meu INSS:
O usuário deve baixar o app e procurar pelo sino na parte superior. Ao clicar nele, o sistema vai exibir uma das duas notificações a seguir:
* Se você não foi vítima da fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”; ou
* Se você pode ter sido vítima da fraude: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Outro caminho é consultar o extrato do INSS, em que o aposentado ou pensionista pode verificar todas as retiradas dos seus benefícios, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Pelo telefone 135:
O beneficiário pode ligar para o canal telefônico oficial do INSS de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Segundo o instituto, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
Qual o passo a passo para pedir o ressarcimento?
Após verificar se houve descontos não autorizados no seu benefício, é necessário registrar essa informação junto ao INSS para dar início ao processo de ressarcimento.
Isso pode ser feito pelo telefone 135, pelo site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, da seguinte forma:
1. Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br;
2. Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
3. A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
4. Informe um celular e e-mail para contato.
5. Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
6. Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso.
Inicialmente, não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.
Quando vou receber?
Existem três calendários ou expectativas de pagamento:
1° situação:
Para quem foi vítima da fraude no mês passado, mesmo após o bloqueio dos descontos de entidades associativas, com a descoberta da fraude, o INSS vai devolver esses valores entre os dias 26 de maio e 6 de junho junto com o pagamento dos benefícios, sem necessidade de qualquer ação do segurado.
Isso será feito com os R$ 292 milhões que foram retidos pelo INSS após a descoberta da fraude e que nunca foram repassados para as entidades.
2ª situação:
Já quem teve valores descontados entre março de 2020 e março de 2025 precisa seguir o passo a passo para pedir o ressarcimento e, a partir disso, a entidade associativa responsável pelo desconto terá 15 dias úteis para fazer o pagamento ou comprovar que a cobrança havia sido autorizada pelo beneficiário.
O presidente do INSS lembra que já há um bloqueio pela Justiça de mais de R$ 1 bilhão para fins de reparação de dano. “A Advocacia Geral da União já ingressou com outras ações pedindo mais um bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões. A gente precisa verificar o montante efetivo dessa fraude para saber se isso é o suficiente ou se vamos buscar outras fontes de custeio.”
Os valores serão corrigidos pela inflação?
Sim. Quando o segurado preencher no sistema que não autorizou o desconto, o INSS vai gerar à associação que recebeu o dinheiro uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento, com os valores já corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país.
Essa medida de ressarcimento também vale para empréstimos consignados não autorizados?
Não. O procedimento serve apenas para quem teve descontos irregulares feitos por entidades associativas.
Quem já foi ressarcido precisa notificar o INSS novamente?
“Se ele não tem nenhuma situação de débito, se ele entende que já foi resolvido o seu problema com o bloqueio e a devolução, ele não precisa informar e ele não precisa fazer o pedido de ressarcimento que não terá nada a receber”, explica Waller Júnior.
Como não cair em golpes?
Gilberto Waller alerta que o INSS entra em contato com os cidadãos apenas pelo aplicativo Meu INSS.
“O próprio telefone oficial 135 ‘não liga pra você’, reforça. “Você querendo, você liga para o 135.”
“Não aceite nenhum intermediário nesse procedimento. Ele é muito simples. Não abra link, não assine nenhum documento, não junte documento. O INSS não cobra nada de você. Então, fique atento. Se alguém bater na sua porta, oferecendo uma facilidade, é golpe”, afirma o presidente.
O INSS adotou medidas para evitar novas fraudes, como o bloqueio de descontos de entidades associativas na folha dos aposentados e pensionistas, além de estudar formas mais seguras de autorizar descontos. É importante seguir as orientações oficiais para evitar possíveis golpes e garantir o ressarcimento correto para quem foi vítima da fraude no INSS. A iniciativa do mutirão em Uberlândia é uma oportunidade para beneficiários terem um suporte para identificar e solucionar possíveis descontos indevidos nos benefícios. Sempre verifique as informações diretamente nos canais oficiais para garantir a segurança e a eficácia dos procedimentos.