Press "Enter" to skip to content

Na abertura da Copa do Mundo, Equador derrota o anfitrião Catar

Última atualização 20/11/2022 | 15:01

Começou a Copa do Mundo de 2022! Neste domingo, 20, no Estádio Al Bayt, o Equador estreou com o pé direito ao derrotar o anfitrião Catar por 2×0. Com dois gols de Enner Valencia, que se tornou o maior artilheiro equatoriano da história dos Mundiais, agora com cinco tentos no total, a equipe sul-americana largou na frente pelo Grupo A. O torneio continua nesta segunda-feira, 21, com outras três partidas.

O jogo de abertura da Copa do Mundo

Depois de uma cerimônia de abertura e apresentação musical que contou com a presença do cantor Jung-kook, da banda sul-coreana BTS, a Copa do Mundo começou oficialmente. Poucos minutos depois da bola rolar, o goleiro Saad Al Sheeb falhou. O ataque equatoriano aproveitou e Enner Valencia mandou de cabeça para o fundo das redes.

No entanto, o VAR entrou em ação e o árbitro anulou o gol por impedimento. Aos 15 minutos, não teve mais jeito. Valencia invadiu a área e Al Sheeb o derrubou. O juiz não hesitou e anotou a penalidade máxima. O próprio Valencia foi para a bola, deslocou o goleiro do Catar e marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2022.

E tinha mais. Na marca dos 30, Valencia recebeu cruzamento de Torres e cabeceou no cantinho para ampliar a vantagem do Equador. A partir dali até o final do jogo, a seleção sul-americana controlou as ações e saiu com os três pontos do gramado.

Pela primeira vez em 22 edições da Copa do Mundo, a equipe anfitriã perdeu na estreia. Até então, tinham sido 16 vitórias e seis empates nessas condições.

Outra marca histórica foi que, de maneira inédita, o primeiro gol de uma Copa do Mundo saiu em cobrança de pênalti. Por fim, Valencia foi o primeiro jogador equatoriano a marcar dois gols em um só jogo na história da competição.

Próximos jogos

Nesta segunda-feira, a Copa do Mundo retorna com o duelo entre Inglaterra e Irã, às 10h, pelo Grupo B. Na sequência, pelo Grupo A, Senegal e Holanda medem forças na faixa das 13h. Para encerrar o dia, novamente pelo Grupo B, tem Estados Unidos x País de Gales a partir das 16h.