Na contramão nacional, motoristas de aplicativo de Goiás não fazem greve

Na contramão do movimento nacional, os motoristas de aplicativos do estado não devem paralisar as atividades nesta terça-feira (29). A informação foi passada pela Associação dos Motoristas de Aplicativo de Goiás (Amago). Os entregadores e motoristas de vários estados, pedem melhoria nos ganhos e nas condições de trabalho, mas a greve, a princípio, está descartada.

Até o momento, os trabalhadores de Santos, Ribeirão Preto, Campinas (SP), Campos, Volta Redonda, Região dos Lagos (RJ) e Juiz de Fora (MG) vão aderir à manifestação.

Aqui em Goiás, a associação que representa a categoria afirma que as atividades não serão paralisadas. A Amago diz não acreditar que manifestação do tipo cause impacto nas empresas. Já que diversos movimentos semelhantes já ocorreram e não houve melhoras.

“Já fizemos várias paralisações e vimos que não tivemos resultados algum. As empresas não estão nem aí, então, quem perder são os motoristas”, explica o vice-presidente da Amago, Rodrigo Vaz.

Ainda de acordo com ele, apesar de não apoiar o movimento, os motoristas são livres para decidir se vão paralisar as atividades ou não. A equipe do Diário do Estado procurou os representantes dos motoristas da Uber, Ifood e 99, todos confirmaram que não vão participar do movimento.

O Diário do Estado entrou em contato com as empresas mencionadas a cima, mas até o fechamento do texto não obteve resposta. No entanto, o espaço continua aberto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp