Na Indonésia, goiano é preso com 2,8g de maconha na bagagem

goiano preso maconha

Um estudante de medicina goiano foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bali, na Indonésia, com 2,8 gramas de maconha na bagagem. Segundo a família, de Alberto Sampaio Gressler, de 25 anos, o jovem utilizava a droga para fins medicinais. As informações foram reveladas pela Folha de S. Paulo

Alberto foi preso no dia 28 de julho, na mesma data em que a família soube da prisão, mas a informação apenas foi divulgado na terça-feira, 5, à imprensa. A droga foi apreendida no momento em que o estudante passava pelo Raio-X. Na bagagem foram encontrados quatro pacotes com ‘’folhas e sementes’’ da cannabis. A utilização e comercialização da planta é proibida no país. 

“Para nós, tem sido muito doloroso ter de lidar com isso e provar que ele realmente é inocente. Meu irmão é apenas um paciente de Cannabis Medicinal”’, afirmou Carolina à Folha. Segundo ela, o jovem tem todos os relatórios e receitas médicas que comprovam que ele faz terapia canabinoide. 

Estudante estava de férias na Ásia

Alberto nasceu em Rio Verde, a 233 km de Goiânia, onde passou boa parte de sua vida. Ele é estudante do quarto período de medicina na faculdade UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e estava viajando pela Ásia desde o dia 13 do último mês. 

A família do goiano conta que, desde a infância, ele sofre com transtornos de déficit de atenção, hiperatividade, depressão e ansiedade. Alberto faz a utilização de cannabis medicinal para amenizar os sintomas dos transtornos psiquiátricos. 

A droga foi comprada pelo estudante com o uso de prescrição médica, legalmente, na Tailândia, de onde seguiu direto para a Indonésia. Antes, o jovem saiu do território nacional direito para a Turquia, o primeiro país em que visitou.

‘’Trata-se de uma situação muito delicada porque um paciente está sendo confundido com o tráfico’’, afirma o advogado Antônio Rocha Lemes. 

Receitas médicas e declarações da Abrace (Associação Brasileira de Apoio a Cannabis Esperança), à qual Gressler é associado, mostram que o jovem usa óleo de canabidiol para tratamento de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os documentos foram enviados à reportagem pela família. Outro relatório médico psiquiátrico, emitido em 2016, mostra que o médico de Alberto recomendou o uso de Cannabis medicinal para o jovem pois ele ‘’apresentou melhoras dos sintomas depressivos e ansiosos’’. O documento aponta também que ele tinha TDAH. 

Em nota, o Itamaraty informou que, por meio da Embaixada de Jacarta, ‘’acompanha a situação e presta toda a assistência cabível ao nacional, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local’’.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos