Press "Enter" to skip to content

Na linha de frente, covid matou mais enfermeiras que médicas em um ano

Última atualização 30/01/2023 | 17:40

O trabalho na linha de frente de atendimento de pacientes com covid causou muitos óbitos entre profissionais de saúde. A maior parte deles é de enfermeiras pretas e pardas com até 60 anos de idade. O menor registro de óbito aconteceu entre médicas. O estudo inédito da Fiocruz aponta para o perfil dos trabalhadores que atuaram na pandemia. Entre março de 2020 a março de 2021, 622 médicos, 200 enfermeiros e 470 auxiliares e técnicos de enfermagem morreram em decorrência da doença.

 

“A enfermagem tem uma inserção mais institucional, assalariada e com tempo de trabalho pré-determinado. Boa parte da enfermagem no Brasil tem assegurado o direito formal à aposentadoria. Na medicina é exatamente o contrário, pois infelizmente os médicos estão cada vez mais de forma autônoma no mercado profissional. A outra questão é que as categorias da enfermagem têm inserção no mercado de trabalho em fases da vida bastante distintas. Os técnicos podem iniciar a jornada por volta dos 18 anos, por exemplo. Os enfermeiros, assim como os médicos, precisam primeiro se formar na universidade, mas o curso de Medicina é mais longo, fazendo que com que esses profissionais entrem mais tarde no mercado, o que também contribui para o prolongamento das suas carreiras”, detalha a pesquisadora Maria Helena Machado.

 

De acordo com o artigo “Óbitos de médicos e da equipe de enfermagem por Covid-19 no Brasil: uma abordagem sociológica”, cerca de 80% dos enfermeiros e dos técnicos ou auxiliares de enfermagem mortos  por covid tinham até 60 anos. Já entre os médicos, 75% das vítimas estavam acima desta faixa etária. Outros detalhes apontados foram as especialidades mais “mortais”: a assistência e de atendimento contínuo de grandes populações, ginecologia-obstetrícia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral. A maioria deles atendia no Pará , Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Com grande importância técnica e estratégica, médicos e profissionais de enfermagem somam mais de 2,9 milhões de profissionais, o que representa 72,5% do total da força de trabalho em saúde do país. 

 

Raio-X dos profissionais de saúde mortos na pandemia de covid

 

Período: março de 2020 a março de 2021 

Vítimas: 622 médicos, 200 enfermeiros e 470 auxiliares e técnicos de enfermagem.

Idade: 

-cerca de 80% dos enfermeiros e dos técnicos ou auxiliares de enfermagem mortos tinham até 60 anos

– 75% dos médicos estavam acima desta faixa etária

Perfil da enfermagem: mulheres enfermeiras (59,5%), pretas e mulheres auxiliares de enfermagem (69,1%)

-Perfil da medicina:  homens médicos (87,6%) e mulheres médicas (12,4%)

-Especialidades: assistência e de atendimento contínuo de grandes populações, ginecologia-obstetrícia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral 

-Regiões: Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) e  Norte (Pará e Amazonas)