Nesta próxima segunda-feira, 21 a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a quarta semana da testagem ampliada de antígeno da Covid-19 na população. Os testes serão realizados na região Sul e Campinas Centro Capital. Contemplando 109 bairros, sendo escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.
De segunda-feira, 24, até sexta, 28, entre as 8h e 17h, a testagem será realizada no Jardim América. No Centro Popular de Abastecimento de Lazer (Cepal) será realizada somente na modalidade de drive-thru e na Escola Municipal Moacir Mondar Brandão, ao lado do Cepal, serão atendidos os pedestres.
De quinta-feira, 27, à sábado, 29, na Vila Paraíso, região de Campinas, e Nova Vila. A testagem será realizada na Escola Municipal Santa Helena, Vila Paraíso na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) (Parque Agropecuário). Os dois locais atenderão nas modalidades modalidades de drive-thru e pedestre.
A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, relata que a prefeitura possui o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus. “Quando detectamos um caso positivo evitamos que outras pessoas sejam infectadas, assim diminuímos as internações e até possíveis óbitos. E estamos conseguindo fazer isso com a ampla testagem da população. Mais de quatro mil pessoas que tiveram resultado positivo até o momento, passaram a ficar em isolamento quebrando assim a cadeia de transmissão”, explica.
Os testes podem ser realizados por pessoas acima de 12 anos e que não apresentem sintomas. As pessoas que possuem sintomas devem procurar uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, uma espécie de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.