Press "Enter" to skip to content

Na Rússia, ‘novos McDonald’s’ são inaugurados e fazem sucesso

Última atualização 13/06/2022 | 12:14

Os russos inauguraram a nova versão do McDonald’s. Com o nome de Vkusno & Tochka (“saboroso e ponto”, em tradução livre), a franquia de restaurantes ganhou uma renomeação e as primeiras lojas abriram em Moscou. A grande presença de pessoas chamou a atenção.

Vkusno & Tochka, sucessor do McDonald’s

Devido à Guerra da Ucrânia, o McDonald’s decidiu retirar a sua marca da Rússia. A empresa não foi a única a fazer isso. Adidas, Shell, Starbucks, Unilever, Ainbnb, Amazon, TikTok e competições esportivas abandonaram o país como forma de retaliação aos conflitos em solo ucraniano.

Ao retirar a sua marca da Rússia, o McDonald’s vendeu os direitos de operação por US$ 1,4 bilhão. Porém, produtos como o Big Mac e a própria identidade visual não podem ser utilizados. Na logo da Vkusno & Tochka, há uma referência ao “M” de McDonald’s, trazendo um conceito de duas batatas fritas e um hambúrguer.

A inauguração da Vkusno & Tochka aconteceu no Dia da Rússia, em 12 de junho, que comemora a independência do país. No total, houve a reabertura de 15 lojas e a recontratação de 62.000 ex-funcionários do McDonald’s, que perderam seus empregos após a evasão da marca norte-americana.

O proprietário Alexander Nikolaevich Govor pretende abrir 200 filiais até o fim deste mês, e outras 650 posteriormente. Alguns itens do cardápio serão mais baratos em relação à tabela do McDonald’s, como o cheeseburger duplo e o hambúrguer de peixe.

Na reinauguração, os novos Vkusno & Tochka fizeram sucesso entre o público local.