Press "Enter" to skip to content

Moda entre celebridades, banho gelado possui benefícios à saúde

Última atualização 23/06/2023 | 14:18

Somando milhões de visualizações na internet, a prática de banho gelado em que as pessoas utilizam banheiras, piscinas e até lagos congelados para garantir a experiência do imersão ou mergulho em baixa temperatura tem se tornado popular entre as celebridades. De acordo com os especialistas, esse banhos podem ser considerados medidas não medicamentosas aos pacientes que sofrem de ansiedade e insônia, quadros muito associados ao estresse.

O médico e neurologista Cristiano Duarte Augusto afirma que alguns minutos de banho gelado colaboram para a liberação de endorfina no cérebro, amenizando os altos níveis de cortisol do organismo. O especialista explicou à CNN que a redução do processo inflamatório muscular traz benefícios. 

Além disso, o fisioterapeuta Denis Zorzan complementa dizendo que a Crioterapia – o termo científico para a prática de banhos gelados – é conhecida entre os atletas.

“Basicamente, esta prática ajuda a acelerar o processo de reparação do corpo, estimulando o movimento do sangue e do oxigênio, para que haja a recuperação do tecido muscular”, informa o profissional, orientando a execução do método sempre com aconselhamento médico.

Ele ressalta os perigos de desafios envolvendo exposição a temperaturas extremas por períodos prolongados. No caso da água em fase de congelamento, há o alerta de que isso pode resultar em danos na pele, como queimaduras, que podem piorar e levar a outras doenças dermatológicas.

Celebridades adeptas

Os que praticam relatam que vale a pena aguentar alguns minutos imersos em água gelada. A modelo norte-americana Hailey Bieber publicou um momento da prática no perfil do TikTok. “O mergulho frio me ajuda muito com a ansiedade e com o meu humor em geral”, disse a esposa do Bieber. 

Já no Brasil, o ator Cauã Reymond frequentemente compartilha o hábito de banhos gelados nas redes. Em uma das publicações, o artista aparece em uma banheira no momento que descreve como “pós-treino”.

O esquiador suíço Andri Ragetti decidiu desafiar a si mesmo e quebrar seu próprio recorde de tempo ao imergir parte do corpo em um lago congelado. Ele compartilhou esse momento nas redes sociais, registrando um banho de aproximadamente 30 minutos. “Os primeiros dois minutos são os piores, mas eu fecho meus olhos e foco na respiração”, narra, exibindo as marcas avermelhadas no corpo