“Não tem essa de bandido ter prioridade na fila de vacinação”, afirma Caiado

O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou em seu Instagram que: “não tem essa de bandido ter prioridade na fila de vacinação.” Caiado ainda afirmou que os policiais “terão total prioridade para receber a vacina contra a Covid-19”.

A publicação ainda diz que: “mesmo seguindo o Plano Nacional de Imunização, nós temos bom senso e respeito com aqueles que deixam suas famílias em casa todos os dias e assumem a linha de frente para garantir a segurança de nossa gente.”

O Plano Nacional de Vacinação possui cinco fases. Na primeira fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, idosos que moram em asilos e seus cuidadores, e indígenas.

Na primeira fase, mas depois dos citados anteriormente, também serão imunizados guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área.

Na segunda fase estão os idosos que não moram em asilos, iniciados pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60, presos e agentes carcerários.

Na terceira fase serão vacinados pessoas que possuem problemas de saúde que podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Na quarta fase serão os  trabalhadores dos serviços essenciais. As demais pessoas fazem parte da quinta e última fase.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp