Em anúncio feito nesta quarta- feira (22) a NASA (Agência Espacial Norte Americana) afirmou ter encontrado sete “exoplanetas” orbitando em torno de uma estrela, que esta há cerca de 39 anos-luz da Terra. Dada às condições dos planetas, é possível que exista água em todos.
A estrela que está no meio desses planetas formando um sistema solar parecido com o nosso, foi denominada de TRAPPIST-1. Ela é dose vezes maior que a Terra.
Análises iniciais mostraram que os novos planetas encontrados têm massas semelhantes à da Terra, e possuem composições rochosas. São os maiores planetas com as mesmas características da Terra já encontradas.
Nas análises realizadas que foram publicadas pela Nature, indicam que em ao menos seis destes planetas tem as temperaturas na superfície variando entre 0ºC e 100ºC. Entretanto mas não é possível confirmar que exista água em estado líquido. Ainda é preciso buscar por mais dados.
As primeiras descobertas foram em maio de 2016 pela equipe do cientista astrônomo Michael Gillon. A equipe vem realizando o monitoramento dos planetas desde então. Foi constatado uma série de dados, como tempo do movimento de translação, rotação de cada um dos planetas e até mesmo estações do ano.
Este é o sistema com o maior número de planetas tão grandes quanto a Terra já descoberto. E também é aquele com o maior número de mundos que podem ter água líquida.