Nasa divulga incríveis imagens da Estação Espacial em 2024: experimentos de ciência e tecnologia no espaço

Nasa divulga as melhores imagens tiradas na Estação Espacial em 2024

Segundo a Nasa, imagens mostram variação de pesquisa humana a demonstrações de ciência e tecnologia da Terra

A Nasa divulgou as melhores imagens na Estação Espacial em 2024. As fotos mostram realizações dos astronautas ao longo do ano. “Os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional conduziram centenas de experimentos durante 2024, variando de pesquisa humana a demonstrações de ciência e tecnologia. Aproveite esta galeria de imagens mostrando alguns desses experimentos”, diz a nota divulgada pela Nasa.

Há imagens, por exemplo, de uma astronauta analisando como a microgravidade afeta as células que ajudam a formar ossos e reparar tecidos esqueléticos ou cristais cultivados no espaço.

Veja todas as imagens:
38 imagens
Uma chama se curva ao longo de uma esfera de combustível sólido como parte da investigação SoFIE-GEL, que avalia como a temperatura do combustível afeta a inflamabilidade de um material. O estudo pode melhorar a compreensão dos pesquisadores sobre o comportamento do crescimento do fogo e ajudar a determinar técnicas ideais de supressão de incêndio para melhorar a segurança contra incêndio em futuras instalações espaciais.
O Dr. Dmitry Oleynikov teleopera um robô cirúrgico a bordo da Estação Espacial Internacional como parte da Robotic Surgery Tech Demo, que testa técnicas para realizar procedimentos cirúrgicos simulados remotamente. Desenvolvidos para grupos educacionais, governamentais e privados, os CubeSats ajudam a promover a ciência e a tecnologia em muitas disciplinas. Os pequenos satélites prontos para ejeção são CosmoGirl-Sat, SaganSat0, SAKURA, Wiseseed Sat e Binar. A astronauta da Nasa Jeanette Epps trabalha no BFF-Cardiac, uma investigação que usou o BioFabrication Facility (BFF) para bioimpressão 3D e processamento de tecido cardíaco. A bioimpressão em microgravidade produz tecidos de maior qualidade do que aqueles impressos no solo, e esta investigação é um passo em direção à impressão 3D de órgãos para transplantes na Terra. Oastronauta da Nasa Nick Hague posa na cúpula com hardware para o Rhodium Plant LIFE, um experimento que estuda como a radiação e a microgravidade afetam o crescimento das plantas em diferentes altitudes orbitais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta: Inmet emite aviso de chuvas intensas para 11 estados nesta quinta-feira – ZCAS se forma sobre o Brasil

Perigo: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 11 estados nesta 5ª

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se forma sobre o Brasil a partir desta quinta-feira; boa parte do país tem risco de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para esta quinta-feira (26/12) para grande do Brasil – abrange 11 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Há alerta amarelo para outras regiões e estados.

De acordo com o órgão, a partir desta quinta, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se forma sobre o país e vai cumprir o seu período mínimo de atuação de quatro dias até a próxima terça-feira (29/12). Ao longo desse período, muita chuva vai ocorrer no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste.

Os acumulados podem passar facilmente dos 200 mm em todo o período, com maior probabilidade de ocorrer na Região Sudeste.

POTENCIAL DE TRANSTORNOS

Nos dois primeiros dias da ZCAS, 26 e 27, o sistema atua bem sobre o Sudeste e deve provocar chuvas mais intensas a partir da tarde. Vale ressaltar que, nesta sexta-feira (27/12), há potencial de chuvas de até moderada intensidade que vão condicionar um potencial maior de inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos a partir da tarde.

Há elevado potencial para transtornos no norte e leste de São Paulo, na porção central de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, no Tocantins e em Mato Grosso.

Devido às chuvas mais intensas e às condições urbanas e topográficas, a Região DE São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte de São Paulo são as mais vulneráveis.

No fim de semana, o canal de umidade se desloca um pouco mais para norte, atuando sobre o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, até a Região Norte, o que tira o risco da das chuvas intensas sobre a região metropolitana de São Paulo.

O período de chuvas mais intensas e de maior risco continua a partir da tarde até a noite, mas os acumulados e o potencial para transtornos aumentam. Alerta de elevado risco para o potencial de transtornos para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e para o sul de Goiás.

O litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba, norte de São Paulo, demais regiões de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e interior do Maranhão possuem alerta para a ocorrência de chuvas intensas.

Na segunda-feira (30/12), o canal de umidade perde intensidade e configuração, não se tratando mais de uma ZCAS. No entanto, há alerta de chuvas intensas em Minas Gerais, no Espírito Santo, no sul e oeste da Bahia, nos estados de Goiás e de Mato Grosso, na Região Norte e no interior do Maranhão.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp