Press "Enter" to skip to content

NASA lança foguete para Lua com cinzas de criador e atores de Star Trek

Última atualização 08/01/2024 | 11:05

Na madrugada desta segunda-feira, 8, a NASA realizou uma missão para a Lua com o objetivo de colocar um módulo de pouso dos Estados Unidos, novamente, no solo lunar. Isso não é realizado há mais de 50 anos, desde o fim do projeto Apollo. 

Além do período em que a NASA não realiza missão na Lua, um aspecto que a torna inédita é o fato de que se trata da primeira vez que uma missão no astro é realizada por uma empresa privada, a Astrobotic. Até o momento, nenhuma outra empresa privada realizou um pouso suave na Lua ou em qualquer outro corpo celeste. 

Denominada Peregrine, a missão lançou o foguete Vulcan Centaur, do Cabo Canaveral, no estado da Flórida. O pouso no solo da Lua está programado para o final de fevereiro, depois de dar uma volta em torno da Terra. 

A bordo do foguete, estão cargas científicas da NASA e um pequeno veículo espacial. Tais equipamentos servem para medir os níveis de radiação na Lua, coletar gelo da água superficial e subterrânea, analisar o campo magnético e a exosfera. 

Star Trek

Além dos equipamentos citados, há itens inusitados a bordo do Vulcan Centaur, segundo o The Guardian. A missão leva também as cinzas de Gene Roddenberry, criador da franquia Star Trek, além de atores que também participaram da série, como a atriz Nichelle Nichols. Está também a bordo uma cópia do Wikipédia, uma moeda física carregada com um bitcoin e “caixas lunares” que guardam itens como romances, fotografias e um pedaço do Monte Everest.