Natal do Bem inicia distribuição de mais de meio milhão de brinquedos

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, deu início, nesta quinta-feira, 31, às entregas de brinquedos do Natal do Bem 2024, no galpão da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), em Goiânia.

No local, estão armazenados mais de meio milhão (525 mil) de bolas, bonecas, carrinhos e kits cozinha que foram adquiridos com investimento de quase R$ 18 milhões.

Os itens serão enviados para todos os 246 municípios de Goiás.

“O Natal é uma época que a gente acredita na renovação, na esperança e no amor. Essa é uma magia que deve contaminar a todos. Por isso, queremos que todas as crianças tenham o Natal que merecem”, disse Gracinha Caiado.

A primeira-dama lembrou que a distribuição dos brinquedos do Natal do Bem que é uma importante ação de inclusão social e que a OVG, que completou 77 anos nesta semana, vive uma nova realidade.

O número de benefícios doados cresceu 653%, e o número de atendimentos chegou à casa dos 23 milhões, sendo considerada referência na área da assistência social no país e no mundo, inclusive com reconhecimento internacional.

“Não é à toa que o governador Ronaldo Caiado é o mais bem avaliado do Brasil. Com o Goiás Social, trabalhamos com dignidade e respeito. A preocupação dele é com as pessoas”, frisa Gracinha Caiado, que ainda diz que com as crianças, a preocupação e o carinho são ainda maiores. Inclusive, os brinquedos do Natal do Bem passam por rigorosas análises e testes de inspeção.

Entregas

De 2019 a 2023, o Governo de Goiás entregou mais de 2,6 milhões de brinquedos. Com a distribuição deste ano, será ultrapassada a marca de 3 milhões de presentes distribuídos.

“O governador e a primeira-dama sabem que ganhar um brinquedo no Natal significa mais que diversão, representa esperança e alegria no coração de milhares de meninos e meninas” comenta Adryanna Caiado, diretora-geral da OVG.

A previsão é de que os itens sejam entregues até a primeira semana de dezembro para todos os 246 municípios, responsáveis pela distribuição a crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas de famílias inscritas no CadÚnico.

Nesta etapa, estão as cidades de Abadia de Goiás, Acreúna, Itaberaí, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás e São Francisco de Goiás, entre outras.

“Eu vejo a qualidade dos brinquedos e agradeço, em nome das crianças, ao governo pelo apoio dado a todos os municípios”, disse o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal.

Natal do Bem em Goiânia

Em Goiânia, a entrega dos brinquedos do Natal do Bem será realizada no Ginásio Goiânia Arena, no dia 15 de dezembro. Os portões serão abertos às 8 horas.

Além de ganhar brinquedos, as crianças receberão lanche, participarão de sorteios de mais de mil bicicletas e terão a oportunidade de interagir com o Papai Noel e personagens natalinos encantados. Haverá linhas de ônibus especiais para o transporte do público.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp