Imagem do planeta Saturno, sem seus anéis característicos, capturada por um morador do Distrito Federal, se tornou destaque no site da Nasa nesta terça-feira (29). A composição, que foi batizada de “Astronomy Picture of the Day” (Imagem Astronômica do Dia), reúne fotografias tiradas entre os anos de 2020 e 2025, exibindo os anéis do planeta em diferentes ângulos. De acordo com cientistas, esse fenômeno de Saturno sem anéis é observado a cada 15 anos.
O site “Astronomy Picture of the Day”, mantido pela NASA, é responsável por publicar diariamente fotografias de eventos e fenômenos astronômicos capturados ao redor do mundo. O registro da imagem de Saturno foi realizado pelo fotógrafo amador Natan Fontes, que utilizou um telescópio e uma câmera para capturar a variação de inclinação do planeta que resulta na ocultação dos anéis.
Natan explica que na imagem de 2025, é possível ver apenas um risco no centro de Saturno, que representa a borda dos anéis. O ângulo em que o planeta se encontra impossibilita a visão dos anéis da Terra, porém, eles estão presentes. A Nasa, em seu site oficial, confirma o fenômeno do “desaparecimento” dos anéis de Saturno, descoberto em 1612 após a observação de Galileu Galilei.
A captura da foto ocorreu em Brasília, às 5h35 do dia 21, em um céu limpo e sem nuvens. Após enviar a imagem para a Nasa, o fotógrafo recebeu a notícia de que ela seria publicada como a foto do dia na terça-feira. Natan expressa sua honra em ter sua imagem reconhecida pela NASA, destacando a importância desse reconhecimento para a sua carreira como fotógrafo amador.
A imagem de Saturno sem anéis, capturada pelo morador do Distrito Federal, se destaca como mais uma contribuição do Brasil para a astronomia mundial. A divulgação da foto nas redes sociais da Nasa aumenta a visibilidade do trabalho de Natan Fontes, que já havia surpreendido com outras imagens, como a de um cometa. Acompanhe mais notícias sobre a região no DE.