Navio à deriva no Porto de Itajaí após rompimento de cabos: perigo iminente. Marinha investiga incidente.

VÍDEO: cabos de navio se rompem no Porto de Itajaí e embarcação fica à deriva: ‘perigo iminente’

Segundo a nota da praticagem do local, responsável pelo serviço de orientação de embarcações, o navio estava indo em direção ao ferry boat da cidade. Cabos de navio se rompem em Porto de Itajaí e embarcação fica solta em rio de SC; VÍDEO.

Um navio ficou à deriva no Rio Itajaí-Açu, no Litoral Norte, após os cabos que seguravam a embarcação no cais do Porto de Itajaí se romperem nesta quinta-feira (19). Uma lancha e outros barcos menores realizaram uma manobra para estabilizar o navio (assista ao vídeo acima).

Segundo a nota da praticagem, responsável pelo serviço de orientação de embarcações, o navio estava indo em direção ao ferry boat da cidade, “em situação de perigo iminente”.A prefeitura de Itajaí, responsável pelo porto, disse que a embarcação era do tipo cargueiro de contêineres, e que estava finalizando o carregamento quando ocorreu o fato. A Marinha do Brasil foi acionada para fazer uma perícia no local e verificar as causas do incidente.

Procurada pelo g1, a empresa do ferry boat de Itajaí, que faz a travessia do Rio Itajaí-Açu, disse que o transporte foi interrompido quando o navio passou pelo rio, como é normalmente ocorre. Imagens de câmeras de segurança de dentro do Porto de Itajaí mostraram o momento da ação. Um funcionário do local subiu na embarcação, com o navio em movimento, e controlou a manobra. O navio que teve os cabos soltos tem bandeira do Líbano e se afastou do berço 1 de atracação, operado pela JBS Terminais. Depois de estabilizada, a embarcação foi direcionada a alto-mar, onde permaneceu fundeada.

Por rádio, o comandante do navio solicitou apoio urgente à praticagem que, imediatamente, acionou os Práticos de serviço e os rebocadores da empresa SAAM. O navio se chama Irenes Resolve e estava atracado no berço 01 da JBS. Conforme a administração do porto, o Centro de Controle e Comunicação da Superintendência do Porto de Itajaí (CCCCOM) executou os procedimentos estabelecidos, acionando a Praticagem e os rebocadores. Por volta das 11h50 o navio seguia com destino ao Porto de Santos.

O Ministério dos Portos e Aeroportos confirmou na terça-feira (17) a retomada da administração pelo governo federal. A estrutura atualmente estava de forma provisória sob o comando do município, que possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Por volta das 7h da manhã do dia 19 DEZ, o navio IRENES RESOLVE, durante sua operação de carga e descarga no berço JBS1 do Porto de Itajaí, teve seus cabos de amarração rompidos se afastando do cais e atravessando para o meio do canal do rio Itajaí-Açú indo em direção ao ferry-boat, em situação de perigo iminente. Por rádio, o Comandante do navio solicitou apoio urgente à Praticagem que, imediatamente, acionou os Práticos de serviço e os rebocadores da empresa SAAM. A presteza e agilidade no atendimento à essa emergência permitiu o embarque do Prático e o início da manobra com os rebocadores para conduzir o navio, em segurança, para a área de fundeio, evitando um acidente de consequências imprevisíveis nas proximidades do ferry-boat.

O Porto de Itajaí informa que nesta quinta-feira (19), pela manhã, o navio cargueiro de contêineres Irenes Resolve, que estava atracado no berço 01 da JBS, teve alguns cabos de amarração do navio junto aos cabeços estourados, quando finalizava o carregamento. O CCCCOM – Centro de controle e comunicação da Superintendência do Porto de Itajaí executou os procedimentos estabelecidos, acionando a Praticagem e os rebocadores, que imediatamente contiveram o navio e o levaram para a área de fundeio, onde desembarcaram os trabalhadores a bordo. O navio já segue com destino ao Porto de Santos. Também foi acionada a Marinha do Brasil para fazer a perícia no local e verificar as causas do incidente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp