Navio atolado no canal de Suez pode afetar preço da gasolina

Devido uma corrente de ventos de aproximadamente 74 km/h acompanhada de tempestade de areia, um dos maiores navios cargueiros do mundo, o Ever Given, acabou encalhando no canal de Suez, no Egito, na manhã da última terça-feira, 23. Ele pode ficar preso ali atrapalhando a passagem de outros cargueiros por algumas semanas, fazendo o preço da gasolina no Brasil subir.

Inaugurado em 1869, Suez é um canal artificial para ligar o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, evitando que as embarcações precisem contornar o continente africano e oferece uma rota cerca de 7.000 km mais curta.

Em um dia, mais de 50 embarcações cruzam os mais de 193 km, com 205 m de largura, do canal, representando 10% do tráfego marítimo mundial. Outros 150 navios estariam esperando para atravessar o canal, entre eles um grande número de petroleiros com óleo do Oriente Médio. 

O incidente está afetando os mercados mundiais do petróleo em razão dos atrasos nas entregas. Na quarta-feira os preços dispararam. 

“Nunca vimos algo assim”, afirmou Ranjith Raja, chefe de pesquisa de petróleo e marítima do Oriente Médio no fornecedor de dados financeiros Refinitiv, dizendo que é “provável que a paralisação dure vários dias”. 

Imagem: Marina Passos

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp