Press "Enter" to skip to content

Navio encalhado se parte ao meio nas Ilhas Maurício

Última atualização 16/08/2020 | 12:05

O petroleiro japonês encalhado em um recife nas Ilhas Maurício se partiu em dois, anunciou neste domingo, dia 16. “Em 15 de agosto foi confirmado que o navio se partiu em dois”, anunciou a empresa Mitsui OSK Lines em um comunicado.

O “MV Wakashio” encalhou em 25 de julho em um recife de Pointe d’Esny, ao sudeste das Ilhas Maurício, com 3.800 toneladas de combustível a bordo.

O petroleiro começou a vazar pelas fissuras nas áreas danificadas, na área frontal da embarcação. Entre 800 e 1.000 toneladas de combustível foram dispersadas no oceano, em uma área considerada um tesouro ecológico por suas águas cristalinas.

A catástrofe provocou a revolta da população, que pergunta por quê as operações para extrair o combustível não começaram no momento do acidente com o petroleiro.

Em resposta, o primeiro-ministro Pravind Kumar Jugnauth rebateu a acusação de negligência. Ele justificou que os especialistas consultados pelo governo teriam considerado pequeno o risco de vazamento de combustível no mar, inicialmente.

O primeiro ministro do Japão afirma que Tóquio enviará uma equipe de funcionário e outros especialistas para avalizarem os riscos ambientais e oferecer ajuda.