Navio fretado pela Chevron transporta petróleo venezuelano rumo aos EUA

navio-fretado-pela-chevron-transporta-petroleo-venezuelano-rumo-aos-eua

A Chevron é a única companhia autorizada por Washington a fazer a exportação de petróleo venezuelano, em meio ao embargo dos Estados Unidos ao país. A saída do navio fretado pela Chevron ocorre simultaneamente ao desaparecimento de 16 petroleiros sancionados por Trump dos radares venezuelanos. Essas embarcações, utilizando nomes falsos e manipulando suas localizações, deixaram as águas do país latino após a prisão de Maduro.

As exportações de petróleo venezuelano para outros países permanecem bloqueadas, com os EUA mantendo a exportação em ‘quarentena’ até a resolução da situação política, conforme declarado por Marco Rubio. O senador afirmou que o bloqueio continuará até que sejam observadas mudanças que atendam aos interesses nacionais dos EUA e propiciem um futuro melhor para os venezuelanos.

Rubio prevê aumento na demanda por petróleo pesado de empresas não russas e não chinesas, devido à escassez mundial desse tipo de petróleo. O senador sugere que o interesse das petroleiras em operar na Venezuela será favorecido pela situação atual. Trump afirmou que petroleiras americanas entrarão no país após o ataque e prisão de Maduro, com investimentos bilionários para impulsionar a produção de petróleo.

O petróleo venezuelano difere do americano, sendo mais pesado e de maior acidez, utilizado principalmente na produção de diesel. Enquanto os EUA produzem petróleo leve e doce, a Venezuela detém a maior reserva de petróleo do mundo, porém enfrenta desafios para ampliar sua produção e refino. Com 303,8 bilhões de barris em reserva, o país viu sua produção cair mais de 70% desde a estatização do setor em 2007, atingindo 960 mil barris diários em 2024.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp