Press "Enter" to skip to content

Navio graneleiro encalha no Canal de Suez

Um navio graneleiro encalhou nesta quinta-feira (9) no Canal de Suez, uma mas passagens mais importantes para o comercio mundial, localizado no Egito. Segundo informações da Autoridade do Canal de Suez, o graneleiro ficou parcialmente preso na sessão norte da passagem, mas foi reflutuado e não provou impacto no tráfego.

Segundo a SCA, a embarcação sofreu um problema temporário quando atravessava o canal, mas os navios que estavam atrás da embarcação foram desviados por um canal paralelo para que o transito não fosse interrompido. O navio “Coral Crystal” tem bandeira panamenha e está transportando uma carga de 43 mil toneladas, a embarcação está a caminho do mar mediterrâneo.

Em março deste ano o  megacargueiro “Ever Given” bloqueou completamente o Canal de Suez por seis dias e causou um grande congestionamento de centenas de navios dos dois lados da passagem, o cargueiro encalhou na região sul do Canal de Suez, onde não há uma passagem paralela, o que acabou bloqueando completamente o tráfego.

Importância do Canal de Suez 

O Canal de Suez possui 193 km de extensão e é a principal e mais curta ligação marítima entre o continente Asiático e Europeu, por onde passam cerca de 12% do comercio global. Uma outra alternativa é dar a volta por todo continente Africano, pelo Cabo da Boa Esperança, fazendo com que o trajeto entre os portos do Golfo e Londres tenha o dobro de distância adicionando de uma a duas semanas à viagem.

Por dia, passam pelo canal, cerca de 50 navios, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios contêineres, a rota também concentra grande parte do petróleo transportado pelo mar. O Canal foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e é uma das rotas marítimas mais utilizados do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.