Negociações de paz entre Rússia e Ucrânia em Abu Dhabi seguem com combates no leste: autoridades capturadas, esperança de solução.

negociacoes-de-paz-entre-russia-e-ucrania-em-abu-dhabi-seguem-com-combates-no-leste3A-autoridades-capturadas2C-esperanca-de-solucao

As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia continuam em Abu Dhabi sob a mediação dos Estados Unidos, enquanto os combates persistem no leste da Ucrânia. As delegações ucraniana, russa e dos EUA foram capturadas durante as negociações em 24 de janeiro de 2026. As autoridades da Ucrânia e da Rússia deram início ao segundo dia de diálogo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em busca de soluções para encerrar o conflito que já dura quatro anos.

O chefe da delegação ucraniana, Rustem Umerov, anunciou o início do segundo dia de conversas em Abu Dhabi, seguindo o mesmo formato do primeiro dia com consultas trilaterais e trabalho em grupos. Na quarta-feira, Umerov descreveu o primeiro dia de reuniões como substancial e produtivo, indicando a continuação das discussões. Mesmo com os esforços diplomáticos, o conflito continua a ter impactos severos no terreno.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que aproximadamente 55 mil soldados ucranianos perderam a vida em combate desde o início da guerra contra a Rússia. Além disso, um grande número de pessoas permanece oficialmente desaparecido. Recentemente, sete pessoas foram mortas e oito ficaram feridas após ataques russos à cidade de Druzhkivka, na região de Donetsk.

Enquanto as negociações diplomáticas ocorriam, as forças russas assumiram o controle de localidades no leste da Ucrânia, ampliando a pressão militar na região. O setor energético ucraniano enfrenta um cenário preocupante, com o ministro da Energia alertando sobre possíveis apagões programados devido a ataques às redes de energia e aquecimento. No cenário internacional, a União Europeia aprovou um empréstimo de 90 bilhões de euros à Ucrânia para cobrir suas necessidades financeiras em 2026 e 2027.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp