Negociações em Genebra discutirão territórios centrais, afirma Kremlin

negociacoes-em-genebra-discutirao-territorios-centrais2C-afirma-kremlin

Negociações em Genebra abordarão territórios e temas centrais, diz Kremlin
A próxima rodada trilateral entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia discutirá as questões-chave do conflito, de acordo com o porta-voz Dmitry Peskov. Prevista para acontecer nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Genebra, essas negociações têm como objetivo tratar de todos os temas considerados centrais por Moscou, incluindo as questões territoriais. A confirmação foi feita pelo Kremlin, que divulgou detalhes sobre essa nova etapa de consultas.

Segundo informações da agência russa TASS, Peskov destacou que, diferentemente das reuniões anteriores realizadas em Abu Dhabi, o encontro na Suíça terá uma pauta ampliada e discutirá um conjunto mais abrangente de tópicos estratégicos. Com isso, espera-se que as discussões abordem não apenas questões territoriais, mas também outras demandas consideradas prioritárias para Moscou.

O porta-voz afirmou que a presença do negociador-chefe, Vladimir Medinsky, é fundamental para a rodada em Genebra, indicando que o foco da delegação russa estará nas reivindicações consideradas essenciais pelo governo. A manutenção do formato trilateral envolvendo Rússia, Estados Unidos e Ucrânia visa a garantir um diálogo mais abrangente e produtivo nesse contexto.

As consultas anteriores, realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro em Abu Dhabi, tiveram Igor Kostyukov como chefe da equipe russa. Uma segunda rodada foi feita nos dias 4 e 5 de fevereiro na capital dos Emirados Árabes Unidos. Agora, a nova reunião em Genebra marca uma etapa ampliada das tratativas, com foco especial nas questões territoriais e em outras demandas consideradas fundamentais por Moscou.

A presença de Vladimir Medinsky como principal representante da delegação russa nessa etapa do diálogo diplomático reforça a importância atribuída pelo Kremlin a essas negociações. Busca-se, assim, avançar na busca por uma solução para o conflito ucraniano, abordando de forma mais abrangente as questões centrais. A expectativa é de que as discussões em Genebra possam contribuir para avanços significativos nesse processo de negociação e para uma resolução mais efetiva do conflito em questão.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp