Press "Enter" to skip to content

“Nenhum outro estado vive um momento tão ascendente”, diz Caiado na abertura da Expo Anápolis 2023

Última atualização 25/10/2023 | 09:29

O governador Ronaldo Caiado participou da abertura da 2ª edição da Feira da Indústria, do Comércio e dos Serviços de Anápolis – Expo Anápolis 2023, nesta terça-feira (24/10), no Centro de Convenções do município. O evento ocorre até 27 de outubro e reúne empresas de diversos setores para rodadas de negócios, além de oferecer capacitações e facilitar o acesso de crédito às micro e pequenas empresas. Após pausa de três anos em razão da pandemia, a feira retorna com mais de 100 estandes de diversos segmentos e tem previsão de atrair milhares de pessoas durante os três dias de evento.

Caiado lembrou que Goiás está no 31º mês consecutivo de crescimento econômico, de acordo com dados do Banco Central. “É o grande momento do Centro-Oeste e do estado de Goiás. Nós estamos dando toda a estrutura logística, com nossa articulação junto às associações comerciais, todas interagindo com as forças de qualificação e de mão de obra. Goiás hoje tem muito a comemorar. Nenhum outro estado vive um momento tão ascendente”, afirmou Caiado.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, agradeceu ao governador pela retomada dos eventos no Centro de Convenções de Anápolis (CCA) e destacou a importância da feira para a continuidade dos resultados econômicos positivos. “Anápolis é uma grande potência. A feira impulsiona a economia, gera oportunidade de negócios e vem para coroar tudo isso”, afirmou. O município tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, atrás apenas de Goiânia. No Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) há mais de 200 indústrias, responsáveis pela geração de 30 mil empregos, e o Porto Seco é a terceira maior estação aduaneira do país.

O titular da Sic, Joel Sant’Anna, ressaltou o compromisso da gestão estadual com a expansão industrial do município. “O governador vai entregar mais 144 novos terrenos no Daia, fazendo com que as empresas possam se instalar e que a cidade possa mostrar sua importância econômica para o país”, explicou. A Expo Anápolis 2023 é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), e conta ainda com patrocínio do Estado.

“É um espaço onde as empresas pequenas e grandes podem se comunicar umas com as outras, compartilhar experiências e abrir portas para grandes parcerias”, explicou o presidente da Acia, Luiz Claudio Ledra. O diretor administrativo do Sebrae, José Carlos Gouveia, destacou o potencial da feira ao conectar diversos segmentos. “Feira é troca. Uma empresa oferece serviço, outra disponibiliza dinheiro, outra oferece o produto. Isso é que faz movimentar a economia.”

Centro de Convenções

Após a transferência da gestão do Centro de Convenções de Anápolis (CCA) para a Secretaria da Retomada, o local deixou de ser um espaço sem uso para se tornar autossuficiente, com agenda cheia, custos e receitas equilibradas. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o CCA deve receber mais de 100 eventos em 2023.

A manutenção da estrutura subutilizada gerava um custo aos cofres públicos de R$ 250 mil por mês. Com a nova gestão, houve um crescimento da procura de empresários e de outros segmentos, incluindo o entretenimento. “Agora o Centro de Convenções tem vida nova, com esses eventos passou a ter uma realidade na vida de Anápolis e, a partir daí, vamos avançar nas nossas obras em parceria para a melhoria das nossas estruturas no estado de Goiás”, salientou Caiado.