Goiânia terá a semana mais fria de novembro em quase 30 anos e estado tem alerta de tempestade; confira previsão

Goiânia terá a semana mais fria de novembro há quase 30 anos e estado tem alerta de tempestade; confira previsão

Goiânia deve registrar nesta semana a menor temperatura para o mês de novembro desde 1993 quando os termômetros marcaram 14,6ºC. A mínima deve chegar a 12ºC nesta sexta-feira, 4. A explicação para a mudança drástica e anormal no tempo para essa época é a La Ninã e a atuação de correntes polares. 

“A chegada de uma frente fria vai derrubar as temperaturas, o que é atípico para um mês de novembro. Normalmente, a circulação de ventos em altitudes das ondas de circulação das correntes polares chegam somente até a região do Brasil, o que também não seria comum para este mês. Desta vez, fatos fortes de ventos deslocaram a massa de ar polar para Goiás”, explica a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), Elizabeth Ferreira.

Frio e chuva para Goiás

De acordo com ela, os goianienses devem enfrentar tempestades com ventos de até 100 km. No interior do estado, as chuvas serão isoladas e concentradas na região centro-sul. Podem ocorrer granizo na região sudoeste de Goiás. 

Para essa terça-feira,1º, o Inmet alerta para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A chuva deve ficar entre 30 e 100 milímetros. O frio e chuviscos se manterão até quinta-feira, 3, já que na sexta-feira, 4, haverá mais sol e menos nuvens. O tempo firme com retorno do calor ocorrerá a partir da segunda-feira, 7.

A mudança brusca de temperatura afeta muito a saúde. A orientação dos especialistas é manter exercícios, hidratação e vitamina D. Além disso, cuidados como limpar o ambiente, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos, manter as vacinas em dia, utilizar roupas e agasalhos adequados, proteger as extremidades do corpo com toucas, luvas, mantas e outros acessórios e usar cobertores para reter calor durante o sono colaboram no processo.

Confira a previsão do tempo para esta semana:

-Terça (1º): máxima de 27°C e mínima de 20°C

-Quarta (2): máxima de 23°C e mínima de 16°C

-Quinta (3): máxima de 15°C e mínima de 22°C

-Sexta (4): máxima de 12°C e mínima de 24°C

 

(Fonte: Inmet)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 6,6 milhões na restauração do Museu Zoroastro Artiaga

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), deu início às obras de restauração do Museu Goiano Zoroastro Artiaga, um dos marcos do estilo Art Deco na Praça Cívica, em Goiânia. Este projeto contou com um investimento de R$ 6,6 milhões e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
As obras, conduzidas pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, têm como objetivo recuperar as características originais do prédio, valorizar o conjunto arquitetônico e implementar melhorias de acessibilidade e segurança estrutural. Além disso, o espaço será requalificado com uma nova proposta museográfica.
 
Para proteger o público e o edifício histórico, tapumes foram instalados ao redor do prédio. Simultaneamente, começaram a ser elaborados os projetos executivos, além do mapeamento e organização do acervo, que será transferido para outro local durante as intervenções. Durante o restauro, o acervo passará por desinfestação por atmosfera anóxia (ausência de oxigênio) e higienização.

Importância do acervo

A coleção do museu inclui peças arqueológicas, mineralógicas, de etnologia indígena, arte sacra e arte popular, que narram a trajetória do estado e da cidade de Goiânia desde sua fundação até os dias atuais. Essas peças são essenciais para a preservação da memória histórica e cultural de Goiás.
 
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a preservação do patrimônio histórico e cultural goiano é uma prioridade. “O início das obras de restauro do Museu Zoroastro Artiaga representa um passo fundamental para garantir que este espaço, tão significativo para a memória de Goiás, continue a inspirar as próximas gerações. Estamos comprometidos em entregar à população um museu revitalizado, acessível e preparado para contar a nossa história com ainda mais riqueza e cuidado,” afirma a titular.

História e significado

Inaugurado como o primeiro museu de Goiânia, o Museu Goiano Zoroastro Artiaga é um marco cultural que reflete a diversidade material e imaterial de Goiás. Localizado na Praça Cívica, o edifício foi construído entre 1942 e 1943 pelo engenheiro polonês Kazimiers Bartoszevsky, inicialmente para abrigar o Departamento de Imprensa e Propaganda. Em 1946, foi transformado em museu e recebeu o nome de Zoroastro Artiaga, em homenagem ao professor, advogado, geólogo e historiador que foi o primeiro diretor da instituição. Tombado como Patrimônio Arquitetônico e Histórico Estadual em 1998 e pelo Iphan em 2004, o museu é uma referência do estilo Art Deco, um dos destaques da arquitetura da capital goiana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp