Última atualização 01/11/2022 | 08:33
Goiânia deve registrar nesta semana a menor temperatura para o mês de novembro desde 1993 quando os termômetros marcaram 14,6ºC. A mínima deve chegar a 12ºC nesta sexta-feira, 4. A explicação para a mudança drástica e anormal no tempo para essa época é a La Ninã e a atuação de correntes polares.
“A chegada de uma frente fria vai derrubar as temperaturas, o que é atípico para um mês de novembro. Normalmente, a circulação de ventos em altitudes das ondas de circulação das correntes polares chegam somente até a região do Brasil, o que também não seria comum para este mês. Desta vez, fatos fortes de ventos deslocaram a massa de ar polar para Goiás”, explica a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Goiás (Inmet), Elizabeth Ferreira.
Frio e chuva para Goiás
De acordo com ela, os goianienses devem enfrentar tempestades com ventos de até 100 km. No interior do estado, as chuvas serão isoladas e concentradas na região centro-sul. Podem ocorrer granizo na região sudoeste de Goiás.
Para essa terça-feira,1º, o Inmet alerta para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A chuva deve ficar entre 30 e 100 milímetros. O frio e chuviscos se manterão até quinta-feira, 3, já que na sexta-feira, 4, haverá mais sol e menos nuvens. O tempo firme com retorno do calor ocorrerá a partir da segunda-feira, 7.
A mudança brusca de temperatura afeta muito a saúde. A orientação dos especialistas é manter exercícios, hidratação e vitamina D. Além disso, cuidados como limpar o ambiente, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos, manter as vacinas em dia, utilizar roupas e agasalhos adequados, proteger as extremidades do corpo com toucas, luvas, mantas e outros acessórios e usar cobertores para reter calor durante o sono colaboram no processo.
Confira a previsão do tempo para esta semana:
-Terça (1º): máxima de 27°C e mínima de 20°C
-Quarta (2): máxima de 23°C e mínima de 16°C
-Quinta (3): máxima de 15°C e mínima de 22°C
-Sexta (4): máxima de 12°C e mínima de 24°C
(Fonte: Inmet)