Press "Enter" to skip to content

Goiás tem índice de vacinação contra catapora 27% abaixo da meta

Última atualização 25/01/2023 | 16:18

No início deste ano, Goiás está com o índice de vacinação abaixo da meta que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) estabeleceu no combate à catapora. Até aqui, antes da conclusão do mês de janeiro, já houve registro de cinco casos, sendo que somente 63% das crianças se imunizaram contra a doença. A meta é de pelo menos 90%.

Vacinação contra catapora abaixo da meta

No ano de 2022, houve registro de 280 casos de catapora em Goiás, o equivalente a 0,76 por dia. Em 2023, a média está mais baixa, com cinco casos em 24 dias, o equivalente a 0,20 por dia. Mesmo assim, o baixo índice de vacinação pode piorar esse cenário ao longo dos próximos meses.

Atualmente, Goiás está com o índice de vacinação 27% abaixo da meta. Vale ressaltar que não custa nada se imunizar contra a catapora, literalmente. Basta se deslocar até um posto de saúde, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o serviço gratuitamente.

A partir de 15 meses de vida, a criança já pode receber a primeira dose; a segunda deve vir entre os quatro e seis anos para uma melhor imunização. Apesar de ter uma quantidade baixa de mortalidade, a catapora pode culminar em complicações que podem acarretar inclusive na morte.