Neste sábado, 27, tem vacina contra covid e influenza em Goiânia, veja locais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Goiânia oferece três locais de vacinação contra Covid-19 e Influenza neste sábado, 27. Serão duas unidades de saúde, o Centro Municipal de Vacinação (CMV) e o Ciams Urias Magalhães, além de um ponto, na Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, com duas vans da VacinAção. O evento, com atendimento à população, acontece no Jardim Guanabara.

Para a imunização contra o coronavírus, a estratégia contempla o público com idade acima de três anos. A vacinação contempla, também, as pessoas com idade acima de 30 anos que precisam tomar a segunda dose de reforço (4ª dose), e os adolescentes de 12 a 17 anos que precisam completar o esquema vacinal com o primeiro reforço (3ª dose). Já para Influenza, a vacinação está disponível a todas as pessoas com idade acima de seis meses.

O atendimento nas duas unidades de saúde será realizado no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, e no Ciams Urias Magalhães, no Setor Urias Magalhães, das 08h às 17h, com distribuição de 500 senhas. As duas unidades não aplicarão vacinas de rotina no sábado, e retomam a partir de domingo (28/08), também das 08h às 17h.

Caravana do Bem

Quanto à van da VacinAção, as duas unidades móveis vão integrar a programação desenvolvida pela Caravana do Bem, que, neste sábado e domingo, prestará serviços em diversas áreas aos moradores do Jardim Guanabara e região.

Para a ação, as tendas foram montadas na Rua Santa Catarina, esquina com a Rua Porto Nacional e Avenida Vera Cruz, com horário de atendimento no sábado das 08h às 16h, e no domingo das 08h às 12h. Excepcionalmente, neste final de semana, o atendimento nas vans se estende às crianças, para imunização contra Covid-19 e Influenza.

Quem pode se vacinar:

Influenza

A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses. Para se imunizar, é preciso apresentar documento pessoal com foto, e comprovante de endereço. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o cartão de vacinação e um documento.

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 03 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. As com idade acima de 30 anos ou mais, precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).

Pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovante de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta da Defesa Civil em BH ganha destaque nas redes sociais

Moradores de BH Assustados por Novo Alerta da Defesa Civil

No domingo, 1° de dezembro, a Defesa Civil de Belo Horizonte realizou um teste do novo sistema de alerta de emergência, deixando muitos moradores da capital mineira assustados. O alerta, que foi enviado automaticamente para celulares com tecnologia 4G ou 5G, mesmo em modo silencioso e sem cadastro prévio, causou grande repercussão nas redes sociais. Durante o teste, os celulares vibraram e emitiram um bipe contínuo por cerca de 10 segundos.

A mensagem de texto do alerta se sobrepôs ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e os usuários só puderam continuar utilizando os telefones após lerem a mensagem. A mensagem informava: “DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em BELO HORIZONTE (MG). Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.” Muitos internautas relataram o susto que levaram com o barulho do alerta.

“Do nada a Defesa Civil manda esse alerta que quase me matou do coração,” escreveu um jovem. Outro comentou: “Gente, do nada a demonstração de aviso da Defesa Civil em BH no telefone. Achei que estava explodindo tudo. Aprovado o sistema.”

A iniciativa tem o objetivo de avisar a população antecipadamente em situações de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo. O projeto é uma parceria entre a Defesa Civil Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O sistema será ativado nos estados do Sul e Sudeste a partir de 4 de dezembro e está previsto para ser expandido para o restante do país em 2025. Em agosto, 11 cidades já haviam sido contempladas com a tecnologia, e 87% da população dessas localidades considerou a implementação do alerta satisfatória e positiva, segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Os alertas podem ser classificados em dois tipos: extremo e severo. O alerta extremo é utilizado em situações de urgência imediata, com um sinal sonoro semelhante a uma sirene, enquanto o alerta severo é usado quando há um pouco mais de tempo para a população se preparar e se proteger, caracterizado por um “beep” similar ao de um SMS.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp