Press "Enter" to skip to content

Nestlé adquire a Kopenhagen, renomada marca brasileira de chocolates

Última atualização 07/09/2023 | 15:30

A Nestlé divulgou nesta quinta-feira, 07, que firmou um contrato para a compra do Grupo CRM, que detém as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Conforme os detalhes da transação, a empresa de chocolate adquire a totalidade da participação detida pelo FIP Dutch, cujos acionistas são fundos administrados pela Advent, uma empresa de private equity, no Grupo CRM.

O acordo está condicionado à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, conforme comunicado emitido pelo conglomerado suíço, será submetido à consideração do órgão regulador nas semanas seguintes. A previsão é que a conclusão da transação aconteça em 2024.

Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados publicamente, mas estima-se que o negócio tenha um valor aproximado de R$ 4 bilhões.

O Grupo CRM, que atualmente opera uma rede com mais de mil lojas, é um dos principais franqueadores no Brasil. Com a aquisição do controle acionário, a Nestlé entrará em um novo segmento de mercado, expandindo sua presença para o setor de redes de lojas de chocolates e café.

“Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil”, ressaltou Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

A venda é uma parte do plano de desinvestimento do fundo norte-americano Advent. Recentemente, o Advent vendeu 85% de sua participação no Carrefour no mês passado.

Esta transação acontece aproximadamente três meses após a aprovação pelo Cade da aquisição da Garoto pela Nestlé. Como parte dos termos desse acordo, a Nestlé concordou em não adquirir ativos que representassem pelo menos 5% do mercado de chocolates no Brasil por um período de cinco anos.