No dia 1º de março, a Netflix removerá de seu catálogo Demolidor e as demais séries da Marvel. Produções originais da empresa, as obras devem integrar outro espaço de streaming pertencente à Disney. Como as histórias possuem teor mais adulto, a tendência é de que elas não entrem no Disney+, mas sim em plataformas como Hulu, nos Estados Unidos, e Star+, no Brasil.
O que será de Demolidor e os outros Defensores?
No ano de 2015, a Netflix anunciou a produção da série Demolidor. A intenção da empresa, na época, era aproveitar personagens que não tinham espaço no universo cinematográfico da Marvel. Em acordo com a própria Marvel, a Netflix lançou um sucesso de crítica e público. Depois disso, a plataforma continuou investindo na área, desenvolvendo também Jessica Jones1, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro. As tramas eram, de certa forma, independentes da franquia nos cinemas, mas constantemente os episódios faziam referências a personagens como Hulk e Thor.
As seis séries já foram encerradas e o ano de 2021 pode ser considerado um divisor de águas para o destino delas. Caso você não tenha assistido Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Hawkeye, pule este parágrafo para não pegar spoilers. De forma mais do que clara, a Marvel está preparando o terreno para a inserção de personagens da Netflix no UCM.
Uma prova disso é a presença de Matt Murdock no terceiro capítulo da trilogia do Homem-Aranha, assim como a aparição do Rei do Crime na minissérie do Gavião Arqueiro. De forma definitiva, a Marvel tratou de confirmar que todos esses personagens estão dentro de uma mesma realidade.
A remoção das séries da Marvel da Netflix indica que as seis obras terão um novo destino, para que assim possam selar uma conexão absoluta com os filmes. Com isso, nada impede que os personagens apareçam nas próximas produções deste universo dos quadrinhos.