Neuro em Ação alerta sobre má postura e mau uso do celular no trânsito

“O índice de mortes no trânsito pelo mau uso do celular é seis vezes maior do que o de bebida alcoólica”

Após a grande repercussão da primeira edição da campanha Neuro em Ação, que aconteceu em 2017, a Sociedade Brasileira de Neurocirugia (SBN) realiza, entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, o segundo ano da iniciativa. O objetivo é alertar a população sobre os riscos relativos ao mau uso do celular e às dores provocadas por erros posturais, uma das principais causas de absenteísmo.

A Neuro em Ação 2018 busca conscientizar a população dos riscos decorrentes do mau uso do celular e da má postura. Vários trabalhos científicos demonstram como isso interfere no cotidiano das pessoas e, por isso, convoca-se todos os profissionais e estudantes da neurocirurgia para participar dos módulos sobre lombalgia e limitações laborais e sobre os perigos do uso do celular ao volante. “O índice de mortes no trânsito pelo mau uso do celular é seis vezes maior do que o de bebida alcoólica”, destaca o neurocirurgião e diretor de Responsabilidade Social da SBN, Carlor Drummond.

O celular está presente de forma constante na vida das pessoas, mas o mau uso desses dispositivos podem causar muitos problemas aos usuários. Não raro é possível ver pessoas dirigindo usando o telefone, o que pode causar graves acidentes. Também é comum pedestres digitando mensagens enquanto caminham, o que tem ocasionado uma série de atropelamentos, além de outros acidentes provocados pela falta de atenção. A luz das telas de smartphones também é bastante prejudicial, o movimento do pescoço para digitar ou ler prejudica o eixo da coluna, sem contar que o excesso na utilização prejudica as relações interpessoais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp