Press "Enter" to skip to content

Neuro em Ação alerta sobre má postura e mau uso do celular no trânsito

“O índice de mortes no trânsito pelo mau uso do celular é seis vezes maior do que o de bebida alcoólica”

Após a grande repercussão da primeira edição da campanha Neuro em Ação, que aconteceu em 2017, a Sociedade Brasileira de Neurocirugia (SBN) realiza, entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, o segundo ano da iniciativa. O objetivo é alertar a população sobre os riscos relativos ao mau uso do celular e às dores provocadas por erros posturais, uma das principais causas de absenteísmo.

A Neuro em Ação 2018 busca conscientizar a população dos riscos decorrentes do mau uso do celular e da má postura. Vários trabalhos científicos demonstram como isso interfere no cotidiano das pessoas e, por isso, convoca-se todos os profissionais e estudantes da neurocirurgia para participar dos módulos sobre lombalgia e limitações laborais e sobre os perigos do uso do celular ao volante. “O índice de mortes no trânsito pelo mau uso do celular é seis vezes maior do que o de bebida alcoólica”, destaca o neurocirurgião e diretor de Responsabilidade Social da SBN, Carlor Drummond.

O celular está presente de forma constante na vida das pessoas, mas o mau uso desses dispositivos podem causar muitos problemas aos usuários. Não raro é possível ver pessoas dirigindo usando o telefone, o que pode causar graves acidentes. Também é comum pedestres digitando mensagens enquanto caminham, o que tem ocasionado uma série de atropelamentos, além de outros acidentes provocados pela falta de atenção. A luz das telas de smartphones também é bastante prejudicial, o movimento do pescoço para digitar ou ler prejudica o eixo da coluna, sem contar que o excesso na utilização prejudica as relações interpessoais.