Nicolas, estudante de 13 anos, apresentará lei anti-vape em Brasília: jovem de Rio Claro busca conscientizar sobre cigarros eletrônicos

nicolas2C-estudante-de-13-anos2C-apresentara-lei-anti-vape-em-brasilia3A-jovem-de-rio-claro-busca-conscientizar-sobre-cigarros-eletronicos

Estudante de 13 anos de Rio Claro é selecionado para apresentar lei contra vapes em Brasília

Nicolas Guilherme dos Anjos, do 8º ano, criou projeto para conscientizar jovens sobre riscos do cigarro eletrônico. Ele é um dos três finalistas do programa Câmara Mirim e sonha com carreira política.

Nicolas Guilherme dos Anjos vivenciará a rotina de um deputado — Foto: Arquivo pessoal/ Nicolas

Um estudante de 13 anos de Rio Claro (SP) está se preparando para assumir uma cadeira no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Embora não seja uma vaga como um parlamentar legítimo, a experiência conta como se fosse.

Nicolas Guilherme dos Anjos, aluno do 8º ano da Escola Estadual “Professor José Cardoso”, foi um dos três selecionados em todo o país pelo programa Câmara Mirim e terá a chance de defender um projeto de lei de sua autoria nos dias 30 e 31 de outubro.

A proposta de Nicolas, batizada de “Lei Anti-Vape”, busca criar campanhas de conscientização para prevenir o uso de cigarros eletrônicos por adolescentes.

“A ideia surgiu ao observar o uso excessivo do ‘vape’ entre os jovens, o que me levou a propor uma conscientização sobre os malefícios desse hábito e de outras drogas lícitas”, explicou o jovem.

Quarta (e atual) geração do cigarro eletrônico, também conhecido como vape. — Foto: Reprodução/Profissão Repórter

A seleção para o programa, que existe há 20 anos, é rigorosa. Uma equipe de consultores legislativos da própria Câmara avalia propostas de estudantes do 5º ao 9º ano de todo o Brasil. Os autores dos três melhores projetos são convidados a vivenciar a rotina de um deputado federal por dois dias, debatendo e defendendo suas ideias.

O interesse de Nicolas pela vida pública não é recente. Com um histórico de liderança no grêmio estudantil, onde foi representante de classe e presidente por duas vezes, ele vê a política como uma ferramenta de transformação social.

“Sempre tive interesse pela política e, quando descobri o programa, vi uma oportunidade de participar ativamente e aprender mais. Para mim, ela é uma forma de falar, ouvir e ajudar as pessoas”, afirma.

Com o apoio da sua escola, Nicolas inscreveu um total de 25 projetos na plataforma do Câmara Mirim, culminando na seleção de sua proposta sobre os cigarros eletrônicos.

Ao ser questionado sobre o que espera para o país, Nicolas demonstra uma maturidade notável. “Eu espero um Brasil justo e funcional, comandado por pessoas empenhadas em trabalhar em prol do país e da população, e não apenas de si mesmas”, declara. Essa visão o inspira a sonhar alto. Após a experiência em Brasília, ele pretende continuar engajado, com foco na educação. Para o futuro, os planos são claros: seguir na vida pública.

O objetivo da Câmara dos Deputados é oferecer oportunidade de entender a democracia participativa através da simulação de atividades legislativas. Participantes elaboram projetos de lei, que são discutidos e votados por outros estudantes em encontros que simulam uma sessão da Câmara. O Câmara Mirim é uma iniciativa que acontece há 21 anos. Quem tiver interesse em participar, pode conferir o regulamento no site oficial. Além dos alunos, educadores também concorrem em categoria específica.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp