Nihon Matsuri: Festival da Cultura Japonesa em Brasília chega à 10ª edição no Gama

nihon-matsuri3A-festival-da-cultura-japonesa-em-brasilia-chega-a-10a-edicao-no-gama

O DE [https://g1.globo.com/df/distrito-federal/cidade/gama/], no Distrito Federal, recebe neste sábado (6) um dos maiores festivais de celebração à cultura japonesa da capital. O evento é inteiramente organizado e executado pela comunidade escolar do Centro Interescolar de Línguas – e, este ano, chega à 10ª edição.

O Nihon Matsuri começou em 2011 como um encontro pequeno para estudantes do curso de japonês do CIL. A iniciativa foi crescendo, passou a ser aberta à comunidade e, hoje, recebe cerca de 700 pessoas, além de diversas atrações.

Com esse aumento do público, veio o retorno financeiro. A partir disso, foi possível arrecadar fundos para o centro de línguas.

Segundo Veryanne Couto, sensei (professora) à frente do curso de japonês e principal responsável pelo Nihon Matsuri, os investimentos feitos por meio do festival vão do aumento do acervo da biblioteca à instalação de ares-condicionados nas salas de aula.

O Nihon Matsuri conta com uma programação diversa: concursos de cosplay, shows tradicionais, salas de jogos e ainda lojas e restaurantes com produtos culinários. Este ano, o tema do festival são os 130 Anos de Amizade entre Brasil e Japão. Veryanne diz que é gratificante ver o crescimento de um evento feito por uma escola pública em uma região afastada do Plano Piloto.

O evento também recebe apoio da Embaixada do Japão. Segundo a terceira-secretária do Departamento de Cultura e Divulgação da embaixada, Ami Matsue, o evento incentiva estudantes da língua e fortalece a afinidade do público com a cultura.

Segundo a Secretaria de Educação, atualmente, o Distrito Federal conta com oito CILs que ensinam japonês: Gama, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas, Paranoá, Guará e Ceilândia. As novas inscrições devem abrir em janeiro. Para não perder, o ideal é acompanhar o site da pasta. Ainda segundo a secretaria, são 14 professores na rede. Quem concluir o curso consegue alcançar o nível de proficiência B1, que possibilita a comunicação intermediária no idioma.

NIHON MATSURI – 10ª EDIÇÃO:
– Quando: 6 de setembro
– Quanto: a partir de R$ 10
– Onde: Centro Interescolar de Línguas do Gama – Setor Central, entre quadra 16/18. Perto da rodoviária
– Horário: a partir das 10h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp