Após ter sido flagrado pela TV Globo descumprindo uma medida do STF, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acusou a emissora de ‘violação grave de privacidade’. O parlamentar visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sexta-feira (21/11), e um drone da Globo gravou a conversa entre os dois na área externa da casa onde Bolsonaro cumpria prisão domiciliar em Brasília (DF). Durante o encontro, Nikolas foi flagrado usando o celular, ação proibida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, nas regras para visita ao ex-presidente.
‘Fomos pegos de surpresa com a atitude da Rede Globo, que utilizou um drone para invadir um ambiente privado e filmar sem autorização um ex-presidente da República e um parlamentar. É uma violação séria de privacidade, totalmente incompatível com qualquer padrão mínimo de ética jornalística’, declarou o deputado em comunicado. Para Nikolas, ‘esse episódio revela mais sobre a conduta invasiva da emissora do que sobre quem foi filmado clandestinamente’.
O deputado mineiro contestou o ‘suposto descumprimento de decisão judicial’, argumentando que não foi comunicado sobre a restrição de uso de celular durante a visita nem pelo Judiciário, nem pelos agentes responsáveis pela fiscalização. A restrição estava prevista na decisão de Moraes que determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro em agosto, proibindo visitantes autorizados de utilizar celulares, tirar fotos ou gravar imagens durante as visitas.
Nikolas negou qualquer intenção de violar a medida judicial, destacando que sem uma comunicação oficial não é possível alegar descumprimento. A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes para apreender o celular de Nikolas, alegando violação da determinação do STF e a colaboração na tentativa de fuga de Bolsonaro.
Horas após a visita de Nikolas, Bolsonaro tentou romper a tornozeleira eletrônica que usava, o que levou Moraes a determinar a prisão preventiva do ex-presidente. Este admitiu que tentou violar o equipamento com um ferro de solda, configurando uma tentativa de fuga. A ação do deputado e a subsequente prisão de Bolsonaro refletem a intensa tensão política enfrentada no país.




