Niquelândia retorna ao circuito das Cavalhadas após 30 anos

As tradicionais Cavalhadas de Niquelândia voltarão a ser realizadas neste sábado, 28, após um intervalo de 30 anos. O evento, uma realização da Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), começará às 16 horas no Estádio Ary Valadão. Niquelândia, localizada a cerca de 300 quilômetros da capital, no Norte Goiano, preparou uma programação especial para a retomada da festividade.
 
Os preparativos para as Cavalhadas começaram no início do ano, com ensaios e troca de experiências com cavaleiros de outras regiões. Em articulação com municípios parceiros, Niquelândia preparou ações de educação patrimonial e retomada de práticas comunitárias, além da encenação das batalhas entre mouros e cristãos.
 
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o ingresso de Niquelândia no Circuito das Cavalhadas reforça o compromisso do Governo de Goiás com a cultura e a história do povo goiano. “Este é um momento de celebração e renovação das nossas tradições. As Cavalhadas de Niquelândia resgatam mais um capítulo da nossa cultura e também fortalecem os laços comunitários e atraem turistas. É uma vitória para todos que amam e valorizam nossa herança cultural”, comemora.
 
Em 2024, 15 cidades participam do Circuito das Cavalhadas. O Governo de Goiás investiu R$ 4,4 milhões na iniciativa, incentivando, com segurança e estrutura adequadas, um dos mais belos espetáculos a céu aberto do País.
 
As Cavalhadas são uma representação tradicional das batalhas medievais entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, que narra a luta do guerreiro cristão contra os sarracenos, de religião islâmica. No Brasil, há registro da encenação desde o século XVII, geralmente durante as festas do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos, unindo religiosidade e cultura. As festividades contribuem para a valorização do patrimônio imaterial do estado, com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos